Foto: ASCOMMoradores de Jussiape podem solicitar a instalação gratuita de antenas parabólicas digitais, oferecidas pelo programa Brasil Antenado, do Ministério das Comunicações. A iniciativa visa garantir acesso à TV aberta em áreas com pouca ou nenhuma cobertura.
Famílias inscritas no CadÚnico podem solicitar o benefício em Jussiape. De acordo com o Ministério das Comunicações, a fase C do programa pode beneficiar mais de 220 mil famílias em 108 cidades, incluindo outros estados como Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais.
“Essa iniciativa representa mais um passo importante para reduzir desigualdades e garantir que as famílias de Jussiape tenham acesso à informação, à cultura e ao entretenimento. A parabólica digital gratuita é um direito assegurado e nossa gestão está empenhada em apoiar ações como essa, que promovem inclusão, cidadania e melhor qualidade de vida para a população, especialmente nas comunidades que mais precisam”, destacou o prefeito de Jussiape, Zé Luz.
O programa, executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), atenderá 323 municípios em 16 estados, beneficiando mais de 650 mil famílias. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que a iniciativa reforça o compromisso do governo em levar informação e inclusão digital para as famílias.
“Essa é mais uma ação que reforça o nosso compromisso com a inclusão social e o direito à informação em Jussiape. Ao garantir que as famílias inscritas no CadÚnico tenham acesso gratuito à parabólica digital, estamos ampliando o acesso à TV aberta de qualidade, à informação, à cultura e ao entretenimento, especialmente para quem vive em áreas com sinal limitado. A Secretaria de Assistência Social, em parceria com os CRAS e com o apoio da Prefeitura, está à disposição para orientar e encaminhar as famílias aptas, porque entendemos que informação também é cidadania e qualidade de vida para o nosso povo”, pontuou a secretária de Assistência Social, Mailde Novaes.
CARAVANA
A Caravana Brasil Antenado percorre os estados atendidos, oferecendo atendimento presencial e demonstrações do uso da parabólica digital. A ação conta com o apoio de prefeituras e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para alcançar as famílias aptas.
O cinema itinerante gratuito é outra iniciativa do programa, transformando espaços públicos em salas de cinema a céu aberto. O projeto visa entreter e informar as famílias sobre como receber o kit com a nova parabólica digital.
O programa foi viabilizado pela portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025, e busca assegurar o acesso à informação como direito fundamental, especialmente em regiões com sinal insuficiente. Até junho de 2026, o programa atenderá 323 municípios em 16 estados.