O Ministério da Educação (MEC) divulgou o que pode ser uma dica do tema de redação da edição deste ano nos Stories do perfil da pasta no Instagram. 

A publicação feita pelo Ministério destacou a importância da competência 4 do manual de correção da redação do Enem, que avalia se o candidato demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação do texto.

Em outra postagem, o MEC ressaltou os investimentos feitos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na formação de professores, ressalta Will Assunção, professor de língua portuguesa. “É bem possível que o inscrito se depare com um tema relacionado à educação”, pontuou o educador.

O professor ressalta ainda que há grandes chances de o Inep apontar novas tecnologias como um tema núcleo, que poderá se desdobrar em temas específicos, para a redação deste ano. Will Assunção, no entanto, descarta assuntos que suscite polêmicas envolvendo o governo, como discurso de ódio na internet; combate às epidemias no Brasil e movimento antivacina.

DATAS
A edição impressa do Enem em 2021 será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro. Em um projeto piloto, o exame será realizado também numa versão digital para 100 mil inscritos, desta vez nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Ao todo, 5.783.357 inscritos foram confirmados.

Em alguns casos específicos, como quando houver problemas estruturais no local das provas, o exame poderá ser reaplicado. As datas para isso são 24 e 25 de fevereiro. Nessas datas, as provas serão aplicadas também para as pessoas que estiverem privadas de liberdade. Em todas as situações, o resultado do Enem está marcado para ser divulgado em 29 de março, segundo a Agência Brasil.

MANTENHA-SE ATUALIZADO
Uma dica importante é sempre se manter informado e da melhor forma possível, ou seja, por meio dos noticiários e mídias sociais, leitura de qualidade além filmes que aumentem o repertório cultural. Para se garantir ainda mais na prova, faça também redações sobre esses temas, assim você treina sua argumentação e pensa previamente em possíveis soluções, intervenções ou previsões.

APOSTAS

Veja a aposta do professor Will Assunção:

Educação
- Educação Financeira;
- Evasão escolar;
- Educação domiciliar;
- Violência nas escolas;
- Como combater o bullying nas escolas do Brasil?

Saúde
- O aumento dos casos de ansiedade no Brasil;
- Saúde Pública;
- Combate à depressão na sociedade brasileira;

Desigualdade Social

Combate aos maus-tratos aos animais

Discurso de ódio na internet

Como melhorar a questão da mobilidade urbana no Brasil?

O combate às epidemias no Brasil
- Movimento antivacina.

O que fazer para aumentar a expectativa de vida entre os brasileiros?

A mulher na sociedade contemporânea

Novas Tecnologias
- Inclusão Digital
- As novas relações de trabalho na era da tecnologia
- Inteligência artificial

Pedofilia

Exposição de imagens íntimas na internet

Aumento das DSTs entre os jovens

Desafios do envelhecimento
- Previdência.

publicidade

publicidade