Foto: Will Assunção/JUP

O secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, admitiu da impossibilidade de realizar as tradicionais festas da Bahia, como o São João e o Carnaval em 2021.

A folia momesca em Salvador já foi cancelada neste ano, mas especulações sobre a realização da festa em outra data vêm sendo cogitadas. O prefeito da cidade, Bruno Reis (DEM), já afirmou que considera a chance de realizar em julho caso a vacina contra a Covid-19 estiver disponível.

Franco lamenta e afirma que é pouco provável que o São João seja realizado neste ano na Bahia. “Particularmente, eu não acredito que a gente vai ter São João, eu não acredito que a gente vai ter Carnaval esse ano. Mesmo não sendo em fevereiro, como já foi anunciado”, disse em entrevista ao Bahia Notícias.

O turismo é parcela importante da economia baiana. A pasta do setor e a da Fazenda ainda não fecharam os cálculos, mas Fausto adiantou durante a entrevista que os prejuízos pela não realização do Carnaval, por exemplo, passam de R$ 1 bilhão. Em relação a toda a pandemia o número é muito maior.

O setor de turismo foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19. Foi um dos primeiros a parar, teve serviços suspensos por meses, e agora retoma aos poucos, mas sofre com baixos números se comparados a anos anteriores. O secretário ainda citou que na Bahia houve até o momento 80% de recuperação de voos.

publicidade

publicidade