Foto: Reprodução

Ao som de sucessos de carnaval, uma festa reuniu uma multidão ao ar livre em Caraguataí, distrito de Jussiape, na noite do sábado (25). Em um vídeo que circula em grupos de WhatsApp, fogos de artifício, música alta e carros com fundos abertos e cercados de mesas com bebidas também chamam a atenção de quem é surpreendido pelas imagens que revelam aglomeração na área central do distrito.

Essa poderia ser uma situação normal no dia a dia, não fosse o fato de ter ocorrido em meio à pandemia do novo coronavírus e em um período em que Rio de Contas, município vizinho a Jussiape, registrou aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias.

Sem nenhuma estrutura para receber pacientes com sintomas agravados pelo vírus, é possível ver aglomerações por diversos pontos de Jussiape e Caraguataí além de pessoas circulando sem máscaras nos dois locais. O último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica registra apenas dois casos atestados positivos para Covid-19, ambos considerados curados.

De acordo com a Polícia Militar, foi solicitado apoio à guarnição da PM pelo coordenador da Vigilância Epidemiológica, Marlucio Caires às 0h10, deste domingo (26). O coordenador havia recebido denúncias de um evento festivo que estava sendo realizado com carne e cerveja gratuita.


O prefeito de Jussiape, Éder Jakes, afirmou que Polícia Militar foi informada por meio de uma denúncia anônima e a Vigilância Epidemiológica agiu de imediato. No mesmo instante, todas as providências foram tomadas para dispersar a aglomeração de forma pacífica e responsável, diz a nota emitida pelo gestor.

Uma guarnição da PM, juntamente com o coordenador epidemiológico orientou os proprietários dos bares sobre o fechamento de estabelecimentos no intuito de dispersar a aglomeração, assim como orientou a todos os presentes sobre o uso da máscara.

O prefeito deixa claro ainda na nota que não estava ciente da realização do evento, pois não colocaria a saúde da população em risco. “Sei das minhas responsabilidades como gestor e, principalmente, como médico”, reforça Éder Jakes. “É inadmissível eventos realizados em meio à pandemia”, enfatiza o prefeito.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Jussiape tem tomado medidas contra a propagação do vírus no município, alega a nota.

A Secretaria de Saúde de Jussiape possui um serviço de comunicação para que seja possível informar às autoridades de saúde municipais a chegada recente ao município de pessoas que vieram de outras cidades que já possuem registro de infecção além de denúncias sobre aglomerações. O número disponibilizado pela Secretaria de Saúde é (77) 99125-6261.

publicidade

publicidade