Cão é fotografado em Jussiape Foto: JUP
Relatos à Jussi Up denunciam que diversos cães intoxicados criminalmente estão agonizando até morrerem em Jussiape. Um morador disse que no domingo (31) e na segunda-feira (1º) pelo menos dois cães foram vistos agonizando na área central de Jussiape. Outro morador afirmou que foi possível ouvir ganidos de dor dos animais antes de morrerem.

Ainda em maio, inúmeros cães foram encontrados mortos em diversos pontos da cidade. Carcaças de animais também foram achadas em uma área de mata do município, segundo informou populares. Na área onde fica um campo de futebol, próximo à avenida São José, populares encontraram vários cães mortos. Urubus foram atraídos pelos animais em decomposição.

Até o momento, não há informações se alguém foi identificado.

CRIME
O ato pode ser enquadrado em várias situações previstas na Lei de Crimes Ambientais, conforme os artigos abaixo:

Artigo 32: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

Artigo 54: Pune a conduta de causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. A pena é de reclusão de um a quatro anos, além da multa.

Artigo 68: Deixar, aquele que tiver o dever legal ou contratual de fazê-lo, de cumprir obrigação de relevante interesse ambiental. A pena - detenção, de um a três anos, e multa.

publicidade

publicidade