Das 417 cidades baianas, 30 ainda não registraram infecções por Covid-19, todas com população igual ou menor do que 20 mil habitantes, segundo levantamento do Correio com prefeituras municipais e a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Essas cidades estão localizadas nas regiões sanitárias do centro-leste, centro-norte, oeste, sul e sudoeste. Só nessa última, 10 cidades ainda não foram contaminadas, cinco na microrregião de Brumado e outras cinco na microrregião de Guanambi.

No último boletim divulgado na segunda-feira (29), a Sesab ainda contabiliza 32 cidades não contaminadas pela covid-19. Esse número, na verdade, é menor, pois algumas prefeituras notificaram os casos nas últimas horas, o que deve ser atualizado nos próximos dias no boletim estadual.

Das nove regiões sanitárias da Bahia, quatro já foram tomadas pelo novo coronavírus: Norte, Nordeste, Leste e Extremo-sul. Em todas as cidades que ficam no litoral baiano e na divisa da Bahia com outros estados, também foram registrados casos da doença.

Para o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pesquisador do portal Geocovid-19, Washington Rocha, os dados refletem a interiorização da Covid-19 na Bahia. “Percebemos que o histórico de espalhamento da doença se deu a partir de agrupamentos no litoral, que foram crescendo, e depois se espalhou rumo ao interior, principalmente ao logo das principais rodovias”, disse.

O professor prevê que em cerca de 60 dias, todos os 417 municípios serão completamente atingidos.

Veja as 30 cidades sem casos de Covid-19 na Bahia:

1. Tanhaçu

2. Serra Dourada

3. Tanque Novo

4. Central

5. Ibititá

6. Bonito

7. Lagoa Real

8. Igaporã

9. Barro Alto

10. Itaguaçu

11. Cotegipe

12. Sítio do Mato

13. Rio de Contas

14. Saúde

15. Novo Horizonte

16. Matina

17. Sebastião Laranjeiras

18. Lençóis

19. Érico Cardoso

20. Brejolândia

21. Ipupiara

22. Canápolis

23. Wagner

24. Caturama

25. Planaltino

26. Várzea do Poço

27. Irajuba

28. Gavião

29. Contendas do Sincorá

30. Lajedinho

publicidade

publicidade