Ads Top

Profissionais de saúde de Jussiape atestam negativo para Covid-19 após teste rápido

Foto: Divulgação

ATUALIZADA

Nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Saúde de Jussiape informou que profissionais da Casa de Saúde Ana Medrado Luz e do Atenção Básica atestaram negativo para Covid-19 após testagem rápida realizada no município. De acordo com a pasta, 40 testes rápidos foram realizados e todos os resultados constaram negativo para coronavírus.

A Secretaria de Saúde pontuou nesta sexta-feira (22) que os testes foram feitos em profissionais que tiveram contato com casos confirmados para Covid-19. No entanto, a realização dos testes deverá se estender a todos os profissionais de saúde do município. 

A ação é realizada pela Secretaria de Saúde de Jussiape com intuito de combater a disseminação do vírus no município. “O resultado dos testes é reflexo das técnicas que são executadas de forma correta, bem como o preparo para prestar assistência, utilizando dos princípios éticos, morais e científicos”, afirma nota emitida pelo órgão.

O teste rápido é feito com uma pequena amostra de sangue e detecta a presença de anticorpos em pessoas que tiveram contato com o vírus há mais de sete dias.



Apesar de nenhum dos testes feitos pelos profissionais de saúde ter apresentado resultado positivo, o protocolo a ser seguido no município é de quem atestar positivo para Covid-19 em uma testagem rápida deverá realizar o exame de contraprova através do exame laboratorial RT-PCR, cujo diagnóstico é bem mais preciso. Atualmente, o exame de PCR é feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador.

A estratégia adotada pelo município é realizar ampla testagem nos profissionais da saúde, como indicado pelo Ministério da Saúde. É uma forma de o município possuir dados mais concretos sobre o cenário da pandemia e traçar estratégias de controle”, explica a nota. Esses mesmos profissionais passam por capacitações a cada nova norma técnica preconizada por órgãos internacionais de saúde.
Tecnologia do Blogger.