ATUALIZADA


Jussiape está entre os dez municípios mais vulneráveis à Covid-19 no Brasil, segundo estudo do Instituto Votorantim. De acordo com o levantamento, a Bahia consta como estado com cinco municípios listados pelo instituto. Entre eles, Wanderley, Ibirataia, Sítio do Quinto, Jussiape e Ubaitaba integram as 5.570 cidades brasileiras avaliadas.
  
O estudo utilizou questões socioeconômicas, tamanho da população idosa, taxa de urbanização, estrutura e organização do sistema de saúde, capacidade fiscal da administração municipal como alguns dos critérios para a avaliação.

Jussiape, que ocupa a quarta posição entre as cidades baianas, possui uma pequena parcela da população empregada e o rendimento médio dos trabalhadores não ultrapassa 1,4 salário mínimo. No ranking nacional, no entanto, Jussiape ocupa a quinto lugar em vulnerabilidade. O estudo deixa claro que a questão de renda é um fator fundamental para a vulnerabilidade diante da pandemia.

Para o Instituto Votorantim, os cinco municípios baianos menos vulneráveis para o enfrentamento da Covid-19 são, na ordem, Dias D’Ávila, Candeias, São Francisco do Conde, Camaçari e São Desidério.

As dez cidades mais vulneráveis
Mojuí dos Campos – PA
Wanderley – BA
Ibirataia – BA
Sítio do Quinto – BA
Jussiape – BA
Delmiro Gouveia – AL
Ubaitaba – BA
São Francisco – MG
São Raimundo Nonato – PI
Faro – PA

As 10 cidades menos vulneráveis
Colina (SP)
São Bernardo do Campo (SP)
Nova Lima (MG)
Flores da Cunha (RS)
Colômbia (SP)
Cuiabá (MT)
Extrema (MG)
Porto Reral (RJ)
Olímpia (SP)
Gavião Peixoto (SP)

publicidade

publicidade