Ads Top

Eleições municipais podem ocorrer em 2 dias em 2020


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, prestes a assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta sexta-feira (22) que as eleições municipais de 2020 possam ocorrer em dois dias devido às medidas para evitar aglomerações e exposição de eleitores ao novo coronavírus.

No entanto, se a votação for dividida em dois dias, será necessário um gasto adicional de R$ 180 milhõescusto estimado pelo TSE para um dia a mais de eleição no País. Outra hipótese avaliada é estender o horário de votação para 12 horas.

Há ainda a possibilidade, avaliada pela Justiça Eleitoral, para realizar as eleições por ordem se faixa etária em diferentes turnos.

O ministro disse manter diálogo constante com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), sobre o eventual adiamento do calendário eleitoral. Para que haja alteração das eleições, é necessário que o Congresso aprove uma proposta de emenda constitucional (PEC).

O adiamento das eleições depende ainda da trajetória da curva de contaminação do novo coronavírus, afirmou Barroso. “Em meados de junho será o momento de se bater o martelo”, finalizou o ministro.

Tecnologia do Blogger.