Ads Top

Com demarcações nas filas, Rio de Contas amplia medidas contra coronavírus

Foto: Hudson Novais

Funcionários da Secretaria de Assistência Social de Rio de Contas, com apoio de agentes da Vigilância Sanitária, estão distribuindo máscaras de tecido nas filas da agência bancária do Banco do Brasil e dos correspondentes bancários na cidade.

A Prefeitura tem feito demarcações em forma de quadrado no chão para quem precisa enfrentar filas nesses estabelecimentos. As secretarias de Administração e Infraestrutura fizeram demarcações no chão para garantir o distanciamento social. As informações foram divulgadas em um perfil da Prefeitura em uma rede social.

O novo lema aderido pela cidade é: cada um no seu quadrado. Essas são algumas das ações da força-tarefa, que conta com o trabalho de todas as secretarias, montada pela gestão de Cristiano Azevedo (DEM) para proteger a população da Covid-19.



O município planeja ações que visam conscientizar a população sobre a importância de seguir rigorosamente os protocolos preconizados por autoridades médicas e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a fim de combater a propagação do novo coronavírus.

Na última reunião, realizada na última terça-feira (28), entre o prefeito e seu secretariado, foram estabelecidas novas incumbências para cada pasta no combate ao vírus.

Nos portais da cidade, o trabalho de fiscalizar, pulverizar e desinfetar os caminhões que abastecem o comércio ficou a cargo de cinco secretarias: Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Agricultura e Administração.

Os motoristas que estiverem sem máscaras receberão gratuitamente o EPI além de um vale permanência na cidade com tempo estipulado para descarregar a mercadoria. As ruas e locais onde há maior concentração de pessoas também serão pulverizadas.

A feira livre deverá ser organizada pelas secretarias de Administração e Infraestrutura. As duas pastas, em parceria com a empresa Teiú, irão instalar em pontos estratégicos da cidade lavabos móveis com intuito de garantir a higienização das mãos dos frequentadores, que receberão ações educativas.

Coube à Secretaria de Educação a tarefa de promover ações educativas em bares e restaurantes dos distritos e outras localidades além de distribuir máscaras para a população. As Secretarias de Turismo e Meio Ambiente intensificarão as fiscalizações nos meios de hospedagem do município.

O recrudescimento das medidas adotadas pela Prefeitura de Rio de Contas contra a Covid-9 refletem os esforços para garantir a saúde e o bem-estar da população. As campanhas de conscientização e distribuição de máscaras fazem parte desse pacote de medidas. “A [adoção] da máscara é um método de barreira muito eficiente neste momento de pandemia”, ressalta o coordenador da Vigilância Sanitária, Luiz Terêncio.

Sara Lafetá, secretária de Saúde, pontua que a Secretaria continua com as orientações nos portais, atuando nos bares, monitorando e prestando assistência a pacientes nas UBS e no hospital, realizando a ronda feita por agentes da Vigilância Sanitária para verificar o cumprimento do decreto municipal.

Tecnologia do Blogger.