Ads Top

Apenas uma teoria?

A evolução é uma teoria apenas no sentido científico da palavra, assim como outros postulados da ciência prática e até mesmo da ciência quântica. E nas palavras da Academia Nacional de Ciências, a definição científica formal de teoria é bastante diferente do significado cotidiano da palavra”, daquelas que usamos coloquialmente.

O conceito de teoria refere-se a uma explicação abrangente de algum aspecto da natureza que é apoiada por uma grande evidência. Anexar este rótulo à evolução é um indicador de força e não fraqueza portanto. A evolução é uma teoria — como a gravidade é uma teoria. Uma teoria científica, por sua vez, busca nos dá uma explicação lógica sobre o porquê de as coisas acontecerem como acontecem. Isso é feito através de uma metodologia muito bem embasada em fatos observáveis e experimentais.

“Apenas uma teoria”



Assim, caso você costuma usar esta frase sobre questões científicas; por favor, repense. E há dois motivos para isso:

1. Uma teoria se apoia em evidências suficientes para ser aceita como verdadeira (rigorosamente falando: verdadeira = extremamente provável), não é um jogo de suposições (hipóteses).

2. Usar essa expressão não tem qualquer sentido científico, uma vez que uma teoria tem o mesmo prestígio que uma lei. Ela não é uma opinião, logo não devemos usá-la como uma forma de descredibilizar o trabalho de tantos cientistas.


Tecnologia do Blogger.