Header Ads

LightBlog

Terno de Reis da Pitombeira apresenta tradição secular em Jussiape

Foto: Will Assunção/JUP

O grupo do Terno de Reis da Pitombeira se reuniu na noite desta quarta-feira (8) para se apresentar ao público de Jussiape. Os participantes do Terno de Reis reviveram uma tradição secular vinda de Portugal, mas que logo tomou formas brasileiras.

O grupo percorreu vias da cidade e, em seguida, se concentrou na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, no centro de Jussiape.



Na tradição cristão, o Dia de Reis seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de alguns magos do oriente que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como Noite de Reis.

O Terno de Reis são canções ou pequenos grupos de músicos que se reúnem para anunciar a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. Essa tradição chegou ao Brasil com os portugueses. A tradição tem origem portuguesa e está relacionada à história bíblica praticada pelo catolicismo. Os grupos musicais percorrem casas das comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro.