Header Ads

LightBlog

Novos conselheiros tutelares tomam posse em Jussiape

Foto: Will Assunção/JUP

Os novos conselheiros tutelares de Jussiape tomaram posse na tarde da última sexta-feira (10) em uma cerimônia na Câmara Municipal de Vereadores de Jussiape.

O evento de posse contou com a participação do prefeito de Jussiape Éder Jakes (PP); da secretária de Assistência Social Eulina Caires; do vice-presidente do Legislativo municipal Raul de Cassio (PDT) e da presidente Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Juliete Lima, que compuseram a mesa que presidiu o evento.

Os candidatos empossados passaram pelas etapas de aprovação no exame de conhecimentos específicos, comprovação dos requisitos exigidos pelo cargo, eleição e curso de formação.

Os conselheiros tutelares têm como função zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como acompanhar os menores em situação de risco e decidir, em conjunto, medidas de proteção.

Veja os conselheiros diplomados e fotos da cerimônia



Veja os novos conselheiros empossados



Cibele Freitas, eleita como conselheira em primeiro lugar agradeceu a Deus, aos pais, a família e à toda a população de Jussiape. “Eu fui pedir os votos e me aceitaram nas casas com maior amor, com maior carinho; eu só tenho a agradecer. E vieram naquele domingo de sol quente e ficaram nessa fila para poderem votar em mim; eu fico grata”, disse.

O prefeito disse que “a função maior (do Conselho Tutelar) não é punir criança e adolescente; pelo contrário: a função maior é a garantia do Estatuto, do Eca”.
Éder afirmou também que, aos conselheiros, “cabe a árdua tarefa de proteger o bem maior do nosso município, que são as crianças e os nossos adolescentes. É preciso que tenhamos que dar educação a eles nessa fase de formação psicológica para que não tenhamos, no futuro, que dar punição na fase adulta”.
  
Nessa semana, a GS Consultoria e Assessoria em Gestão Pública realizou um curso de capacitação para os conselheiros tutelares eleitos e para os suplentes. Conselheiros de Jussiape, Rio de Contas e Livramento participaram do curso que ocorreu na Secretaria de Assistência Social de Jussiape e teve duração de três dias com carga horária total de 24h.



Uma emenda parlamentar solicitada pelo deputado Claudio Cajado (PP) e pelo prefeito de Jussiape Éder ao Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos de um kit de equipamento para o Conselho Tutelar, composto por cinco computadores, um refrigerador e um carro beneficiou o órgão em Jussiape.



O equipamento chega ao órgão por etapa, ao critério do Ministério, já que são diferentes empresas que fornecem os materiais. A entrega de computadores ao Conselho Tutelar de Jussiape foi feita pelo prefeito Éder e reuniu a secretária de Assistência Social Eulina Caires; a secretária de Saúde Simone Aguiar e a vereadora Vanusa Medrado (PRP).