Header Ads

LightBlog

UBS do São José e Sede finalizam campanha com ações voltadas ao Novembro Azul

Foto: Divulgação

A atenção aos cuidados com os homens, principalmente para a prevenção ao câncer de próstata, ganhou dedicação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do São José, comunidade rural, e da Sede de Jussiape. Uma série de atividades foram realizadas na última semana pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e pela equipe da UBS.

Coletas de sangue para PSA, exame que tem como principais funções verificar a presença de câncer de próstata e o andamento da doença, além de ser marcador comum para outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral, foram feitas.

Dinâmicas, alongamentos e palestras marcaram também o dia de combate ao câncer de próstata. O público masculino ainda participou de um café da manhã servido no local.

As ações da Secretaria de Saúde, com apoio da Prefeitura Municipal de Jussiape e do Atenção Básica, foram pautadas sobre assuntos relacionados à saúde do homem, bem como serviços, solicitação de exames e outras atividades.

As atividades servem para lembrar a importância do diagnóstico precoce, conforme apontou a coordenadora do Atenção Básica Dulcemária Tanajura.



Busca Ativa
Além das palestras nas unidades e da marcação de consultas para realização do exame de toque, é fundamental a análise do sangue, o PSA (Antígeno Prostático Específico).

O ideal é que, a partir dos 40 anos, o urologista seja procurado anualmente pelos homens para a realização desse e de outros procedimentos.

Neste mês, as equipes vão intensificar a busca ativa dos homens nessa faixa etária que não realizaram os exames de PSA este ano. O objetivo é verificar a presença de câncer de próstata, bem como de outras doenças, como prostatite e lesões em geral.

O câncer de próstata evolui lentamente. Sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina, dificuldades em urinar e uma mudança na frequência urinária, que aumenta.

As orientações nas unidades do município durante as palestras nas salas de espera são para desmistificar e esclarecer a importância dos procedimentos do tratamento.