Header Ads

LightBlog

Gincana Cultural do CEHM tem como tema saúde física, mental e social


Foto: Will Assunção/JUP

Os estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Horácio de Matos, em Jussiape, participam da 4ª Gincana Cultural do CEHM, que tem como tema saúde física, mental e social. O evento estudantil teve início no último dia 6 de novembro e vai até a próxima quarta-feira (27). Entre os próximos dias 26 e 27, os estudantes do 1º, 2º e 3º ano terão que realizar as principais provas previstas no regulamento da gincana.

A apresentação das provas será aberta ao público e conta com a participação de ex-alunos, professores de outras escolas além de outros membros da comunidade. As atividades estão previstas para começar às 13h30, na terça (26) e na quarta (27).

O evento pedagógico envolve alunos, professores e funcionários dos turnos matutino e vespertino além de colaboradores da comunidade convidados pelas equipes. A gincana tem como objetivo estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, a fazer, a pensar e a conhecer, a ser, a empreender e a transcender.

Durante a gincana, diferentes tarefas serão realizadas, envolvendo conteúdo das disciplinas regulares. Cada prova tem o intuito de promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade, integrando a escola, família e comunidade. A ideia é desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão, além de valorizar aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários, exercitando o espírito de liderança e motivacional.



Os alunos têm se preparado por meio de pesquisas e estudos em torno do tema proposto. Divididos em três equipes – Branca, Verde e Vermelha – os estudantes se deparam com desafios nas provas ligados aos temas que envolvem diretamente o tema saúde, mas sempre permeando a cultura, arte e atividades que vão além dos muros da escola, a partir de ações socioculturais, pesquisas e trabalhos de campo.

As provas variam de apresentação de coreografia à reprodução, em forma de teatro, de uma cena de um filme marcante. Aula de aeróbica, piadas e composições de mesas com alimentos benéficos à saúde também estão previstas para os dois dias.

As atividades visam desenvolver e fortalecer o intelecto, a percepção sonora, espacial e estética, além da capacidade inventiva e a interação social, promovendo a capacidade cognitiva com outras linguagens e diferentes manifestações artísticas.

A premiação para a equipe vencedora é um passeio recreativo com direito a almoço e a transporte, com local e data ainda a serem definidos pela escola.