Header Ads

LightBlog

Convidado surpreende público de gincana e dá aula de consciência cidadã

Foto: Will Assunção/JUP

O que era para ser apenas a realização de uma prova de uma gincana estudantil acabou se transformando em uma verdadeira aula de consciência cidadã. Joaquim José de Carvalho, 63, devia dizer aos jurados sobre seus hábitos saudáveis. No entanto, o pai de seis filhos e avô de dez netos, incluindo uma aluna da escola, foi além ao revelar o que pensa sobre o papel do professor na sociedade brasileira e sua importância para uma nação.

O convidado defendeu maior valorização do professor e ainda questionou o comportamento de uma sociedade que prioriza bens materiais e despreza a educação e o conhecimento. Nicole Carvalho, neta do convidado, se emocionou com a fala do avô e se reuniu em seguida com ele para dar um abraço que arrancou aplausos do público.



Os estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Horácio de Matos, em Jussiape, participaram da 4ª Gincana Cultural do CEHM. O tema desta edição tratou da saúde física, mental, espiritual e social. O evento estudantil teve início no último dia 6 de novembro e foi até a última quarta-feira (27). Entre os dias 26 e 27, os estudantes do 1º, 2º e 3º ano tiveram que realizar provas previstas no regulamento da gincana.

A apresentação das tarefas foi aberta ao público e conta com a participação de ex-alunos, professores de outras escolas além de outros membros da comunidade. O evento pedagógico envolveu alunos, professores e funcionários dos turnos matutino e vespertino além de colaboradores da comunidade convidados pelas equipes.