Header Ads

LightBlog

Veja 18 possíveis temas que podem cair na redação do Enem 2019


Os inscritos devem se deparar com assuntos neutros, que devem tomar lugar de temas polêmicos e progressistas na redação do Enem 2019. Isso significa que o Ministério da Educação (MEC) deve evitar proposições mais delicadas, consideradas pelo governo como “pautas ideológicas”, a exemplos das abordadas em edições anteriores.

Com as mudanças no Governo e nas diretrizes do Inep e do MEC, é importante ressaltar que é mais fácil prever assuntos que não estarão presentes na redação.

Temas que sugiram pautas associadas a movimentos sociais ou a uma visão de mundo mais progressista, como questões identitárias ou de gênero, racismo, feminismo ou pautas LGTBQ+, bem como aquelas ligadas à preservação ambiental ou aquelas que contrariam a pauta do atual governo, não devem aparecer na redação.

MANTENHA-SE ATUALIZADO
Uma dica importante é sempre se manter informado e da melhor forma possível, ou seja, por meio dos noticiários e mídias sociais, uma leitura de qualidade além de assistir a filmes para aumentar o repertório cultural. Para se garantir ainda mais na prova, faça também redações sobre esses temas, assim você treina sua argumentação e pensa previamente em possíveis soluções, intervenções ou previsões.

APOSTAS
Veja a aposta de Will Assunção, professor da área de linguagens, códigos e suas tecnologias do Colégio Estadual Horácio de Matos em Jussiape.

1. Discurso de ódio na internet

2. Temas da área da educação
a) Alfabetização;
b) Evasão escolar;
c) Educação domiciliar;
d) Violência nas escolas.

3. Combate à depressão na sociedade brasileira

4. Como melhorar a questão da mobilidade urbana no Brasil?

5. O combate às epidemias no Brasil

6. O que fazer para aumentar a expectativa de vida entre os brasileiros?

7. Movimento antivacina

8. Como combater o bullying nas escolas do Brasil?

9. A mulher na sociedade contemporânea

10. Novas Tecnologias

11. Inclusão Digital

12. Pedofilia

13. Exposição de imagens íntimas na internet

14. Aumento das DSTs entre os jovens

15. As novas relações de trabalho na era da tecnologia

16. Desafios do envelhecimento

17. Inteligência artificial