Header Ads

LightBlog

Enem 2019: datas, dicas de redação e bolsas


Nos dias 3 e 10 de novembro, mais de 5 milhões de estudantes que tiveram a inscrição confirmada realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições para o Enem encerraram no dia 17 de maio. A taxa foi de R$ 85.

Os inscritos devem agora acessar o Cartão de Inscrição do Enem 2019, que foi disponibilizado no dia 16 de outubro. O cartão contém as informações sobre local, sala e horário de prova.

O Enem é atualmente o principal mecanismo para se ingressar no ensino superior no Brasil. É possível estudar em uma instituição pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com bolsa parcial ou integral em faculdade particular com o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiar a faculdade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). É possível ainda estudar em Portugal.

As novidades e mudanças do Enem 2019 serão voltadas especificamente para a redução de custos por meio de duas formas: diminuição das folhas para cálculos (rascunhos) e substituição da tecnologia de coleta de impressão digital por uma mais barata.

O MEC também pensa em criar um canal no aplicativo do Enem 2019 para orientação vocacional. A ideia é apresentar a carreira para os estudantes e diminuir o índice de universitários que trocam de curso ou abandonam a faculdade por não se identificarem com a carreira.

PROVAS DO ENEM 2019
As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos. Os participantes deverão chegar até as 13h, horário de Brasília, e as provas começam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo.

A distribuição das provas está mantida.

Dia 3/11:
Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas

Dia 10/11:

Gabarito do Enem 2019
Os gabaritos oficiais do Enem 2019 serão divulgados no dia 13 de novembro.

Resultado do Enem 2019
O resultado do Enem 2019 será divulgado em janeiro de 2020 para os estudantes que terminaram o ensino médio. Os participantes que não irão concluir o ensino médio em 2019 terão acesso às notas apenas em março do ano que vem. Em março do próximo ano também serão divulgados os espelhos da redação do Enem 2019.