Nos dias 3 e 10 de novembro, mais de 5 milhões de estudantes que tiveram a inscrição confirmada realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições para o Enem encerraram no dia 17 de maio. A taxa foi de R$ 85.

Os inscritos devem agora acessar o Cartão de Inscrição do Enem 2019, que foi disponibilizado no dia 16 de outubro. O cartão contém as informações sobre local, sala e horário de prova.

O Enem é atualmente o principal mecanismo para se ingressar no ensino superior no Brasil. É possível estudar em uma instituição pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com bolsa parcial ou integral em faculdade particular com o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiar a faculdade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). É possível ainda estudar em Portugal.

As novidades e mudanças do Enem 2019 serão voltadas especificamente para a redução de custos por meio de duas formas: diminuição das folhas para cálculos (rascunhos) e substituição da tecnologia de coleta de impressão digital por uma mais barata.

O MEC também pensa em criar um canal no aplicativo do Enem 2019 para orientação vocacional. A ideia é apresentar a carreira para os estudantes e diminuir o índice de universitários que trocam de curso ou abandonam a faculdade por não se identificarem com a carreira.

PROVAS DO ENEM 2019
As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos. Os participantes deverão chegar até as 13h, horário de Brasília, e as provas começam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo.

A distribuição das provas está mantida.

Dia 3/11:
Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas

Dia 10/11:

Gabarito do Enem 2019
Os gabaritos oficiais do Enem 2019 serão divulgados no dia 13 de novembro.

Resultado do Enem 2019
O resultado do Enem 2019 será divulgado em janeiro de 2020 para os estudantes que terminaram o ensino médio. Os participantes que não irão concluir o ensino médio em 2019 terão acesso às notas apenas em março do ano que vem. Em março do próximo ano também serão divulgados os espelhos da redação do Enem 2019.

publicidade

publicidade