Header Ads

LightBlog

Agentes de saúde recebem tablets para atender à população de Jussiape

Foto: Will Assunção/JUP

A Prefeitura Municipal de Jussiape iniciou na última terça-feira (15) o processo de entrega de tablets aos 25 agentes comunitários de saúde do município.

Os agentes comunitários receberam também treinamento de capacitação para elaboração do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), realizado na Secretaria de Assistência Social, pela empresa WM Saúde Gestão e Tecnologia. A entrega dos dispositivos reuniu enfermeiros e gerente das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e a coordenadora do Atenção Básica Dulcemária Tanajura.

O secretário de Governo, Administração, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo Everton Novais também esteve presente na ocasião e ressaltou que “com o novo sistema adotado pelo município, será possível agilizar o trabalho dos agentes e organizar dessa forma todas as informações que chegam à Secretaria de Saúde, onde cada caso é analisado”.

No antigo sistema, os agentes utilizavam fichas de coleta preenchidas manualmente para posterior digitalização e alimentação da base nacional de dados. O dispositivo será usado para dar agilidade ao processo realizado pelos profissionais, garantindo assim melhor gestão da saúde na cidade e rapidez nas informações que poderão ser disponibilizadas por meio do novo sistema adotado pela Secretaria de Saúde de Jussiape.

DIA NACIONAL DO AGENTE COMUNITÁRIO
O encontro serviu também para comemorar o Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS), celebrado nacionalmente no dia 4 de outubro, que difunde a importância desse profissional que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.

O atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.

Em nome do prefeito de Jussiape Éder Jakes (PP), a coordenadora Dulcemária Tanajura parabenizou e agradecemos de forma especial todos os agentes comunitários de saúde. “Profissionais que conquistaram o reconhecimento pelo papel significativo e importante, junto com equipes de saúde da família, visto como uma ferramenta fundamental na prevenção e promoção da saúde junto a nossa população”.