Foto: Will Assunção/JUP

O jovem David Carvalho, de 29 anos, do Espinho, comunidade rural de Jussiape, na Chapada Diamantina (BA), descobriu um talento que nem mesmo ele sabia ter, o de trabalhar com artesanato. O artesão nunca pensou em se dedicar à arte, mas admite que gosta do que tem feito nos últimos tempos.

Seu último trabalho foi uma maquete artesanal inspirada em diversas cidades da Chapada Diamantina, como Jussiape e Ibicoara. No projeto, ele busca elementos de cidades maiores, e até de grandes centros urbanos. A confecção é feita na própria casa do artesão com material encontrado pelo caminho.

Utilizando material reciclável, como madeira, restos de esmalte e o que mais achar pela frente, o jovem encontra inspiração em tudo o que vê por onde passa. “Sempre gostei de desenhar, mas (a ideia da maquete) veio do nada. Há pessoas em minha família que trabalhavam com arte...”, diz o jovem.

Ele apresentou a maquete do que seria a união de várias cidades. Nela, existe igreja, posto, mercado, correio, farmácia, biblioteca, sorveteria, viatura policial, carro do Corpo de Bombeiros e até uma réplica em miniatura da Fobica, trio elétrico concebido por Dodô e Osmar. O jovem artista homenageia também a “Nega do Zofir”, que ganha destaque na maquete.

O passatempo do jovem artesão começou muito cedo com alguns trabalhos no colégio, em Jussiape, onde desempenhava majestosamente os trabalhos que envolvia arte. Desde então, a arte de construir maquetes se transformou em um grande divertimento para ele.

Maquete construída a partir de material reciclado
Maquete



publicidade

publicidade