Header Ads

LightBlog

José Roberto destaca potencial na produção de morango e amora em Jussiape

Foto: Will Assunção/JUP

Em pronunciamento na sessão da última sexta-feira (7) no plenário da Câmara, o vereador José Roberto (MDB) destacou o potencial na produção de morango e amora no município. Mas antes, o emedebista fez questão de dizer que seu discurso não seria direcionado a críticas à administração do prefeito de Jussiape Eder Jakes (PP).

“Eu venho a esta Casa, hoje, não para falar do raio-X, que se encontra quebrado desde o primeiro dia do governo desse prefeito. Eu poderia falar do pagamento aqui, que se paga R$ 200, R$ 100 de salário a alguns funcionários. Poderia falar do descaso da saúde; poderia falar da nossa educação, que é uma das piores da Bahia. Mas hoje, eu vou falar de coisa boa”, disse previamente ao exaltar produtores rurais do município.

Em visita a algumas comunidades rurais de Jussiape, o parlamentar afirmou que esteve no povoado do Carneiro e Santa Rita, e teve informações sobre o cultivo agrícola de frutas no Tamanduá, Briosa, Paiol, São Roque e Taquarí.

O emedebista afirmou que em determinadas comunidades rurais há “um grande plantio de morango”. E, agora, produtores do município começam a cultivar amora. O cultivo do morango já é uma realidade, e agora “passa a implementar a cultura da amora”, disse.  

De acordo com o vereador, um produtor do Carneiro estaria empregando mais de 50 pessoas durante a época da safra. José Roberto revela que esses mesmos produtores não recebem suporte ou qualquer tipo assistência. No entanto, a única assistência que eles vêm recebendo é de Barra da Estiva, e não de Jussiape.

José Roberto ressaltou a importância de uma cooperativa organizada para viabilizar a produção e a comercialização dos produtos cultivados em Jussiape, além da produção da polpa do morango e da amora. “Já imaginou se tivesse técnico à disposição, apoio do poder público e fosse organizado por meio de cooperativa?”, indagou o vereador.

O parlamentar ainda pautou em seu discurso a produção do maracujá, que considerou uma cultura que já se consolidou e gera muitos empregos no município, assim como a do morango. O emedebista defendeu a necessidade de resgatar a cultura da cana-de-açúcar em Jussiape, por meio da cachaça, que, segundo o vereador, chegou a ser falsificada.

O vereador Edilando Brandão (MDB) assegurou, durante sua fala, a importância da Cachaça Caraguataí para o município, produzida no distrito de Jussiape.