Header Ads

LightBlog

Presidente do TRE atende pedido de Eder e garante posto para biometria em Caraguataí

Foto: Will Assunção/JUP

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Jatahy Júnior autorizou a instalação de um posto para a realização do recadastramento biométrico em Caraguataí.

A concessão foi feita na manhã desta sexta-feira (24) em uma audiência pública para promover o processo da biometria em municípios de diversas zonas eleitorais, realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora.

O deferimento do desembargador veio após o prefeito de Jussiape Eder Jakes (PP) solicitar do presidente do TRE um posto eleitoral no distrito de Jussiape. Na ocasião, o prefeito de Jussiape presenteou Jathay Júnior com uma cesta de iguarias locais.

Em entrevista à Jussi Up, o presidente do TRE ressaltou a importância da audiência pública realizada hoje com diversos gestores e vereadores para o êxito do que chamou de “missão” – biometrizar cem por cento do eleitorado de municípios das zonas envolvidas.  

De acordo com Eder, aproximadamente 30% do eleitorado do município está em Caraguataí. O gestor ressalta que a maioria da população de idosos no distrito gosta de participar do processo democrático eleitoral.

De acordo com dados divulgados na audiência, em Rio de Contas apenas 49,69% dos eleitores foram biometrizados; em Jussiape, 38% e em Dom Basílio, 29,51%.



O juiz da 101ª zona eleitoral João Lemos Rodrigues declarou à Jussi Up que colocará o Cartório à disposição, empenhando para a instalação mais breve possível do kit em Caraguataí, “dando mais conforto e tranquilidade à população local”.

A Jussi Up apurou que, durante o atendimento para a biometria, será possível obter o título de eleitor para aqueles que ainda não possuem o documento. Além disso, o eleitor também poderá transferir o título para outro município.