Header Ads

LightBlog

Entre eles e dentre eles – e o uso de vírgula


O Manual de Redação do Senado Federal preconiza que dentre (de + entre) só deve ser usado quando puder ser substituído por do meio de.

Nos demais casos, use entre.

Na solenidade de posse, que será conduzida pelo presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, também serão eleitos presidente e vice-presidente do conselho, escolhidos dentre os cinco representantes da sociedade civil.

Escolheram-se dois dos cinco representantes. O verbo pede a preposição de, então está correto o uso de dentre. Não é o que acontece, no entanto, no exemplo a seguir:

 Dentre as matérias sobre a questão da violência, mencionou o projeto de lei do Senado (PLS 495/2011) que ampliou a pena pela exploração sexual de crianças e adolescentes.

Aqui a ideia é dizer que o PLS 495/2011 está entre as matérias sobre violência. Assim, o correto é usar entre e não dentre.

Entre as matérias sobre a questão da violência, mencionou o projeto de lei do Senado (PLS 495/2011) que ampliou a pena pela exploração sexual de crianças e adolescentes.

Os senadores analisam, entre outros projetos, o que trata da redistribuição dos royalties do petróleo.

Outras gramáticas citam o exemplo, como o abaixo:
Havia muitos estudantes naquele dia, entre eles estava o estudioso Mauro. O uso da vírgula justifica-se em função de entre eles estava… ser uma oração adjetiva: Havia muitos estudantes naquele dia, entre os quais estava o estudioso Mauro.

O período também poderia ser reescrita da seguinte maneira: Havia muitos estudantes naquele dia. Entre eles, estava o estudioso Mauro.