Header Ads

LightBlog

Prefeito de Jussiape participa de homenagem à Chapada Diamantina na Alba

O prefeito de Jussiape Eder Jakes (PP), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), o senador Otto Alencar (PSD) e o cantor e compositor Targino Gondim Foto: Divulgação

O prefeito de Jussiape Eder Jakes (PP) participou de uma sessão solene, na manhã desta sexta-feira (12), em homenagem ao Dia da Chapada Diamantina, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), em Salvador.

A Bahia comemorou na quinta-feira (11) o Dia Estadual da Chapada Diamantina. Em 2019, a região celebra dois anos da criação da data, que teve como base projeto da deputada estadual Ivana Bastos (PSD). A lei de autoria da deputada foi aprovada em 2017. Na ocasião, a parlamentar, que tem apoiado o prefeito Eder ganhou o reconhecimento do gestor pelas conquistas para o município.

A região, delimitada por fatores naturais e históricos, é formada por municípios que reúnem atrativos naturais e culturais, propícios à prática do ecoturismo, além de legar como passado histórico a exploração do minério no período do Brasil Colônia.

Como atividade econômica, o turismo projeta um potencial desse segmento, que pode ser atrelado ao desenvolvimento da Chapada Diamantina, apresentados em pontos estratégicos por Ivana Bastos e empresários em reunião com o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, ainda na quarta-feira (10).

Um mapeamento das necessidades turísticas da Chapada Diamantina deverá ser realizado por uma equipe técnica da Setur durante agenda que incluirá reuniões com prefeitos, secretários municipais e empresários do setor.

SESSÃO SOLENE
A Assembleia Legislativa da Bahia dedicou à Chapada Diamantina sessão solene nesta sexta para tratar de assuntos pertinentes à região. A atividade na Alba segue a proposição da deputada estadual Ivana Bastos, que também é autora do projeto de lei nº 13.739/2017 que originou o Dia da Chapada Diamantina, celebrado em 11 de abril.

Produtos da região foram expostos na Alba durante as comemorações.
O senador Otto Alencar (PSD) foi presenteado pelo prefeito Eder com uma das melhores cachaças da Bahia, produzida em Caraguataí, distrito de Jussiape. A cachaça artesanal é produzida em alambiques de cobre, privilegiada pelo fator climático que favorece as leveduras, permitindo sabores diferenciados.