Header Ads

LightBlog

Organização do Carnaval 2019 de Caraguataí faz balanço positivo da festa

Foto: Divulgação

O Carnaval 2019 de Caraguataí, realizado entre os dias 2 e 5 de março e organizado pela Prefeitura Municipal de Jussiape, teve dezenas de horas de música, com diversos artistas envolvidos nos quatro dias de apresentações na folia oficial do município.

No total, a edição de 2019 do Carnaval de Caraguataí contou com diversos blocos, no entanto, quatro deles ganharam destaque na folia. Entre eles, Copo de Alumínio, Capitão Folia, Indomáveis e Quem Machuca Chegou.

O circuito oficial da festa momesca começou no sábado (2), mas já na sexta-feira (1º), o furdunço tomou conta da rua com as torres de paredões e a participação de Grave Buum, além do DJ Alonso Muniz, que se apresentou no bloco Quem Machuca Chegou.


O evento em 2019 reuniu o público durante cinco dias de Carnaval e, segundo estimativas da organização da festa, passaram pelo Carnaval de Caraguataí mais de 30 mil foliões. De acordo com informações divulgadas pela organização do Carnaval, não houve registro de tumultos, confusões ou acidentes.

POLUIÇÃO SONORA
Neste ano, o promotor de Justiça, titular da primeira Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, Ruano Fernando Leite, afirmou que é possível utilização de equipamentos sonoros no circuito do carnaval de Caraguataí. Contudo, o promotor ratificou que esses equipamentos sonoros deveriam ser utilizados em espaços compatíveis ao uso desse tipo de som.

A utilização de equipamentos sonoros foi permitida desde que utilizados em espaços compatíveis, previamente indicados e autorizados pelas autoridades municipais, e também que fossem observadas as normas legais, sobretudo de trânsito e ambientais.

Ficou acordado, então, que as autoridades do município deveriam regular o circuito do carnaval, ou seja, disciplinar os espaços e os horários em que houvesse a utilização de instrumentos sonoros. No entanto, ficou especificado que o horário de descanso não pôde ser inferior ao período de 4h da manhã ao meio dia.

Outra medida estabelecida no acordo prevê que os veículos que utilizassem equipamentos de som na forma de torre, também conhecidos como “paredões de som” deveriam ser licenciados pelas autoridades do município.

As autoridades também tiveram que adotar critérios para que a sonoridade fosse moderada e os limites obedecidos de acordo como é previsto na Legislação.

Os blocos que utilizaram sons poderiam funcionar apenas no período das 16h às 20h, levando em conta que o distanciamento seria regulado pelas autoridades. Houve ainda a necessidade de distanciamento seguro entre instrumentos sonoros e foliões, podendo o isolamento ter sido feito através de cordas.

Foi regulamentada a proibição de fornecimento de alimentos e bebidas em recipientes ou objetos perfurocortantes, ou que tragam risco à segurança do público, assim como a adoção de medidas necessárias para o não fornecimento de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes.

ATRAÇÕES


O line up das atrações, que se apresentaram no palco da festa momesca durante os quatro dias da folia, contou com nomes como Lordão, Abrakadabra, Maderada do Arrocha, Larissa Mello, Vera Cruz, Coração Cigano, Allan Junior, Renan Moreira, Tribalada, Alex Ribeiro, Luan Felipe e Anzinho Play.

Quem abriu oficialmente o Carnaval de Caraguataí foi Allan Junior no sábado (2). Larissa Mello e Abrakadabra garantiram o primeiro dia do fuzuê, levando a agitação madrugada adentro.

O segundo dia teve diversão garantia com Renan Moreira, na matinê. Luan Felipe, artista da terra que busca consagração por meio do seu talento, deu início ao seu show com aposta em nova música autoral. Lordão garantiu o resgate do axé das antigas com um show que fez muita gente relembrar dos antigos carnavais. Tribalada, no entanto, se despediu do público da segunda noite.

Na segunda (4), terceiro dia de carnaval, Alex Ribeiro deu início à alegria com matinê destinada ao público que aproveitou o fuzuê logo cedo. A noite seguiu com Vera Cruz e Renan Moreira. O último dia de carnaval, na terça-feira (5), foi comandado por Anzinho Play, em um matinê de despedida. Maderada do Arrocha levou sucessos do momento ao público do Carnaval de Caraguataí. E, para encerrar a edição de 2019 do Carnaval, Coração Cigano subiu ao palco destilando o sabor de saudade da folia.