Header Ads

LightBlog

Secretaria de Educação de Jussiape realiza Jornada Pedagógica 2019

Foto: Will Assunção/JUP

Com o tema “Práticas Educativas com a BNCC: desenvolvendo habilidades e competências”, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Jussiape realiza a Jornada Pedagógica 2019 nesta quinta-feira (28) na Escola Municipal Professor Manços Freire em Jussiape.

O encontro, que reúne professores, diretores e outros profissionais da rede pública municipal de ensino, conta também com a participação do prefeito de Jussiape Eder Jakes (PP), da secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Jussiape Cleudia Novais, do secretário de Educação de Piatã Zalmir Marques, do coordenador pedagógico Alan de Souza e da psicopedagoga Ana Paula Ribeiro.

A jornada deste ano pretende discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, portanto, soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

O debate deve envolver novas posturas pedagógicas, além da reflexão sobre as práticas que possam fortalecer os vínculos afetivos entre estudante, família e escola, melhorando a aprendizagem dos alunos.

No início do evento, o prefeito aproveitou para discursar para os professores presentes, e aproveitou a ocasião para esclarecer assuntos dos quais dizem respeito à educação do município. Eder pontuou a importância da escola pública e dos professores comprometidos com a educação do país, e reforçou a necessidade da participação e acompanhamento da família na vida escolar dos alunos.

Em seguida, a secretária Cleudia Novais cumprimentou os professores e autoridades presentes e dedicou parte da sua fala com palavras de solidariedade a duas professoras da rede pública municipal de ensino diagnosticadas com câncer.

A Jornada Pedagógica teve início às 8h e segue até às 17h desta quinta com uma programação que inclui debates e oficinas.