Header Ads

LightBlog

Que tal plantarmos árvores em Jussiape?

Foto: Will Assunção/JUP

O verão de 2019 tem mostrado o que a onda de calor, com temperaturas por volta dos 37º C e sensação térmica acima dos 38ºC, nas últimas semanas, pode provocar em nosso organismo e no meio ambiente, que tem sofrido alterações devastadoras devido à ação incontrolável do homem. Temperaturas elevadas, tempo abafado, calor insuportável, escassez de água, alteração na paisagem e no bioma são apenas alguns dos efeitos alarmistas emitidos pela própria natureza.

O diagnóstico de um fenômeno que o planeta vem sofrendo a cada ano – o aquecimento global-, provocado, principalmente, por políticas adotadas por diversos países, que desconsideram estudos de boa parte da comunidade científica, vem prevendo um cenário catastrófico para as próximas décadas, e pode comprometer o mundo como o conhecemos hoje.

Apesar de termos pouca força para impedir o avanço do que alguns cientistas insistem em chamar de “futuro apocalíptico”, podemos fazer nossa parte para garantir uma cidade mais saudável – como plantar árvores -, já que assuntos como estes podem também ser considerados como uma questão de saúde pública.

Já é um clichê, mas é extremamente necessário reforçar o que todos nós já sabemos, por exemplo, que as árvores são indispensáveis na natureza por auxiliarem na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera.

Pois é, ruas arborizadas, além de bonitas e agradáveis, são comprovadamente benéficas para a saúde física e mental da população, garante a organização The Nature Conservancy, autora de um estudo que comprova em números as inúmeras razões pelas quais o plantio de árvores deve ser feito.

Uma ação simples por parte não apenas dos líderes da cidade, mas também dos próprios moradores pode contribuir para a diminuição da depressão e obesidade, melhorar a produtividade, aumenta os resultados educacionais e reduz a incidência de asma e doenças cardíacas entre seus residentes. As árvores urbanas oferecem todos esses benefícios e muito mais, afirma a organização.

Mas porque é tão difícil apostar nessa ideia?
Antes de dizer que é um projeto inviável pelo custo que o poder público ou cada morador deveria arcar, a estimativa é que o gasto pode ser reduzido com uma série de medidas e planejamentos, como implementação de políticas para estimular o plantio privado ou público de árvores, incentivo municipal que facilitem a colaboração de vários departamentos públicos, como órgãos de saúde pública e agências ambientais, promoção de eventos que realizem o plantio como objetivo final, vinculação do financiamento de árvores e parques a metas e objetivos de saúde, investir tempo e esforço na educação da população sobre os benefícios tangíveis da saúde pública e o impacto econômico das árvores, além de ser uma pauta da própria Educação.

Se você ainda não se convenceu da ideia de que plantar árvores pela cidade trará benefícios importantes para o coletivo, veja abaixo seis motivos irrefutáveis para manter ruas arborizadas em Jussiape:

1. Sombra
Nada melhor que descansar ou aproveitar qualquer tempo sob a sombra de uma árvore em Jussiape, não é mesmo? Seja em épocas em que o sol nos castiga, como é o caso do verão, ou em qualquer época do ano, quando a gente fica à toa na porte da casa.

2. Frutos
Ter uma árvore frutífera é ter a garantia de um produto saudável e fresquinho. As crianças de gerações passadas subiam nelas para se deliciarem com frutos (quem se lembra das enormes árvores que cercavam o antigo jardim em Jussiape?). Hoje, é cada dia mais difícil nas grandes cidades e até mesmo nas pequenas viver essa experiência.

3. Flores
Mesmo quando a árvore não dá frutos, ela pode dar lindas flores, como o caso do ipê. Eles enfeitam o Brasil inteiro em diversas cores como rosa, amarelo, branco e roxo.

4. Fauna
Quem planta uma árvore também atrai os animais para mais perto. São pássaros, micos, borboletas... É uma forma de se aproximar da natureza.

5. Qualidade do ar
As plantas respiram retirando gás carbônico da atmosfera, contribuindo também para melhorar a qualidade do ar, como eu disse acima. Por isso, em áreas arborizadas temos a sensação de respirar melhor.

6- Garantia do futuro
Imagina um futuro sem árvores? Impossível, né? Plantar uma árvore hoje garante que as próximas gerações sobrevivam.