Header Ads

LightBlog

Debaixo de sol forte e calor abrasivo, Festa da Padroeira de Jussiape celebra 153 anos de tradição

Foto: Will Assunção/JUP

Centenas de fiéis católicos se reuniram na praça Rodrigo Alves Teixeira, no centro de Jussiape, em uma das manifestações mais tradicionais do município neste sábado (2).



A celebração da Festa de Nossa Senhora da Saúde, Padroeira de Jussiape, teve início às 5h26, com uma alvorada, que percorreu as ruas da cidade. Já a missa festiva começou por volta das 16h42 em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde.

A Festa consagra uma tradição secular. A manifestação religiosa comemora 153 anos em 2019. Sua história começa com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Saúde, trazida de Portugal e oferecida à Igreja Matriz, por José Joaquim da Silva Junior, no dia 2 de fevereiro de 1866, segundo relatos orais.

Marcada para as 16h30, no momento em que a missa, celebrada pelo Bispo Dom Armando Bucciol e pelos padres Gilvânio de Almeida e Edson dos Santos, teve início, os termômetros registraram 34º C, debaixo de sol forte e calor abrasivo, no entanto, os fiéis apelaram às sobrinhas e folhetos para se proteger da onda de calor.

Participaram da Festa o prefeito de Jussiape Eder Jakes (PP) e a primeira-dama Hilda Rejane. Neste sábado, a primeira primeira-dama de Jussiape Edite Alencar, esposa do ex-prefeito de Jussiape, já morto, Inácio Alencar, também esteve presente no evento. Vereadores e secretários também participaram da missa.  

Nos últimos anos, a missa tem sido celebrada em praça pública, devido ao número de fiéis presentes no evento. Após a celebração, uma procissão, acompanhada de uma multidão, seguiu pelas principais vias da cidade, seguida pelo som instrumental da filarmônica Lira dos Artistas.

A imagem da santa foi levada em um andor enfeitado de flores, e católicos de diversos municípios e povoados da região participaram emocionados, revestidos de glória, respeito e profundo fervor espiritual, o que deixou evidente, durante a cerimônia, a devoção à mãe de Jesus. Ao final das comemorações o céu do Centro Histórico de Jussiape ficou iluminado com a queima de fogos.

As comemorações contaram com nove dias de celebrações em louvor à Padroeira. A programação seguiu com um leilão, além da coroação de Nossa Senhora.

Já no final das celebrações, uma das integrantes da Comissão de Festa de Nossa Senhora da Saúde 2019 agradeceu a todos que ajudaram a realizar a Festa e, logo após, houve a troca da bandeira no altar, onde os festeiros da edição de 2019 da Festa entregaram a bandeira de Nossa Senhora da Saúde para o Grupo de Oração Terço dos Homens, e agora os integrantes desse grupo serão os próximos festeiros do ano de 2020.