Header Ads

LightBlog

Inema emite alerta para temporais na Bahia; Jussiape apresenta risco de chuvas com ventanias

Foto: Will Assunção/JUP

O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) emitiu um documento, na quarta-feira (5), com alerta para chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, em algumas regiões da Bahia, principalmente nos municípios da Chapada Diamantina, Recôncavo e parte do sul do estado.

Jussiape está inserido entre os municípios que apresentam o risco de pancadas de chuvas com ventanias. No entanto, nesta quinta-feira (6), a meteorologista do órgão, Diva Cordeiro, informou que a nebulosidade identificada em imagens de satélite começou a se dissipar.

Em nota, o Inema esclareceu que o alerta emitido não significa que os fenômenos acontecerão em toda a extensão da área de risco, mas que há probabilidade de ocorrência em determinados locais da região.

No documento divulgado, o Inema separou as cidades em três tabelas, com níveis distintos. O nível Atenção tem como característica chuva ao longo do dia; o nível Alerta, diz respeito às cidades que além das chuvas vão registrar ventanias, já o nível Alerta Máximo, aponta as cidades que haverá predomínio de chuva com fortes rajadas de ventos e que já tem um histórico de chuvas.

Segundo o Inema, o documento foi emitido como um alerta depois que uma frente estacionária que vem atuando no estado, intensificando a nebulosidade e com indíces pluviométricos elevados, principalmente nas cidades do interior.

Em Jussiape, a barragem Duas Ilhas ganhou um novo volume nessa quarta-feira (5) após chover por dias seguidos na Chapada Diamantina.

Na manhã desta quinta-feira (6), o Contas continua aumentando sua vazão depois de receber mais água, proveniente das chuvas constantes, que têm caído nos municípios por onde o curso do rio perpassa.


Nos últimos anos, mesmo com as cheias esporádicas, a forte vazão do sistema Duas Ilhas não permanece por mais de uma semana. Muitos atribuem à evasão do volume da água às bombas, que irrigam plantações de maracujá ao longo das margens do rio. Outro fator que pode estar agravando a situação do rio é o assoreamento, já que, praticamente, não existe mais mata ciliar às margens do rio.

Um fotógrafo da Jussi Up registrou imagens do sistema de abastecimento de água Duas Ilhas na manhã desta quinta. No local, é possível se deparar uma água barrenta e um novo volume que tem aumentado logo após a chegada de novas águas no rio.

PREVISÃO DE CHUVA
Nesta quinta, os termômetros registram temperaturas amenas em na cidade. A máxima prevista é de 32ºC, com tendência estável. A mínima, no entanto, é de 17ºC, segundo o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet). Na manhã e no início da tarde de hoje, o céu permanece nublado com provável chance de leves pancadas de chuva.

Na sexta-feira (7), a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas, com máxima de 29ºC e mínima de 21ºC, segundo o Inmet. A previsão para o próximo fim de semana é de mais chuvas na região, alertam os meteorologistas.