Header Ads

LightBlog

Câmara elegerá novo presidente no dia 14

Foto: Will Assunção/JUP

O presidente da Câmara de Vereadores de Jussiape Jadiel Carvalho (MDB) anunciou que a votação para a escolha do novo presidente, com mandato para 2019 e 2020, será realizada na sessão do dia 14 de dezembro – ou seja, da próxima sexta a oito.

O anúncio feito pelo presidente na sessão do último dia 30 ganhou um tom recatado.

A Câmara segue mantendo discrição e não há, até o momento, manifestações públicas que chamem a atenção para a formação de supostas chapas para disputar o cargo de maior poder na Câmara e o segundo no município.

QUEM SÃO OS PREFERIDOS?
Com maioria na Câmara, o prefeito mantém larga margem de vantagem para indicar um dos seus aliados na Casa, embora sempre exista um preferido por parte do Executivo para assumir a tão sonhada presidência.

Nomes como o de Mendes (PSD) – xará do atual presidente – surgem entre os mais cotados para o cargo de presidente. Mas há também quem aposte em Raul de Cássio (PDT) como o novo edil para presidir a Casa. No entanto, a possibilidade de uma surpresa na escolha do novo presidente não deve ser extinta.

Por outro lado, a oposição, representada por José Roberto (MDB) e Edilando Brandão (MDB), que não apresentou chapa até o momento, deverá se posicionar – ainda que com voto estratégico – após a apresentação da(s) chapa(s) para o pleito.

De todo modo, deverá ser uma vitória do prefeito Eder (PP).

Sem perder do horizonte que, em outubro de 2020, ocorrerão eleições para a escolha de representantes do Executivo e do Legislativo, e o presidente eleito, portanto, deve ser o braço direito do prefeito – já que será o vereador dentre todos os nove o que sairá mais fortalecido da atual legislatura. Mas daqui até lá, só nos resta sentar na ponte e ver a água passar.