Header Ads

LightBlog

Tema da redação do Enem 2018 é ‘Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet’


O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 é “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, divulgou a informação após o início do exame.

Neste domingo, os candidatos fazem as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Eles terão das 13h30 às 19h para resolver 180 questões e escrever o texto.

No próximo domingo, os participantes farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática das 13h30 às 28h30.

A coletânea de textos deverá auxiliar os candidatos a entender a proposta.

O Inep historicamente tem privilegiado propostas que são problemas históricos no Brasil. Nos últimos anos, temas como violência contra mulher, racismo, intolerância religiosa predominaram a redação do Enem. Desta vez, no entanto, a escolha foi uma questão muito mais ampla, o que pode dificultar a abordagem dos candidatos no momento de produzir a intervenção.

O tema da edição de 2018 foge à regra dos últimos anos. O tema global pede que o candidato aborde marketing dirigido e da internet. Há, a priori, a questão das bolhas na internet, redes sociais, assim como as últimas eleições presidenciais americanas.