Header Ads

LightBlog

Jussiape realiza Projetos Estruturantes 2018

Foto: Will Assunção/JUP

Na noite da quarta-feira (14), alunos da rede pública municipal e estadual, em Jussiape, participaram dos Projetos Estruturantes 2018, propostos pela Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Jussiape, que visa estimular atividades voltadas à arte, cultura e literatura.

Os projetos apresentados – ARC (Arte Criativa), JOPE (Jovem Poema), TAM (Talentos Musicais), EDANT (Estudante Dançando com Tudo) – foram uma proposta da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Jussiape, que culminou em uma apresentação na quadra poliesportiva da Escola Municipal José Manços Freire.

Na ocasião, os projetos Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (Ave), Tempos de Arte Literária (TAL) da rede estadual, realizados pelo Colégio Estadual Horácio de Matos, também foram apresentados.

Desenvolvidos desde 2007 pela Secretaria da Educação do Estado, os Projetos Estruturantes nas áreas de arte, cultura e esporte visam dinamizar a escola e promover o protagonismo juvenil. Anualmente, os estudantes se dedicam à criação de canções, poesias, contos, crônicas e pinturas. O resultado dessa produção culmina em uma celebração do conhecimento.

O evento foi consagrado pela leitura do poema Navio Negreiro, de Castro Alves, e iniciou com uma apresentação feita, ao som de sanfona, por José Santana e Vênia dos Santos. A professora do Colégio Estadual Horácio de Matos Edna de Assis leu um poema de autoria de Trazíbulo Paiva, personagem de crivo na história do coronelismo da Chapada Diamantina.

O público foi agraciado por uma apresentação de ballet clássico, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que tem como coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Hellen Silvina Lelis de Assis.

Uma apresentação musical à capela também foi apresentada antes de apresentar os projetos das escolas da rede pública municipal e estadual. Hellen Silvina e sua irmã de Joyce de Assis ofereceram ao público o encanto de suas vozes.

Na mesma noite, estudantes de Jussiape foram premiados pelo desempenho alcançado em um simulado realizado em três escolas públicas municipais.

Criado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o simulado foi realizado para avaliar o ensino e aprendizado, além de preparar os alunos para a Prova Brasil, que avalia a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos, e também mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município. Os estudantes premiados em uma cerimônia com apresentações artísticas cursam o ensino fundamental 2.

O evento, apresentado pelo coordenador de Educação do município Alan Souza, contou também com a participação do prefeito de Jussiape Eder Jakes (PP), da secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Cleudia Muniz, da secretária de Assistência Social Eulina Caires, do secretário de Governo e Administração Everton Novaes, dos vereadores Jadiel Carvalho (MDB), Raul de Cássio (PDT), Juscelino Carvalho (PRP), Edilando Brandão (MDB), da presidente municipal do PRP e professora Zenildete Carvalho, da diretora do Colégio Estadual Horácio de Matos Neuza Carvalho, do diretor da Escola Municipal Dr. Eraldo Tinôco Melo Almir dos Santos e professores convidados, que compuseram a bancada de jurados.