Header Ads

LightBlog

Um conceito amplo de Linguística


Linguística é o estudo da língua e linguagem verbal humana. Essa é uma definição ampla que remonta a um passado bastante longínquo – antes de Cristo –, já que compreender e conhecer a linguagem humana sempre esteve entre as reflexões daqueles que buscavam ou buscam entender os comportamentos humanos ou o próprio ser humano.

Uma compreensão sobre a linguagem e as línguas está presente nos textos bíblicos, como é o caso da explicação da origem dos vários idiomas conhecida como Torre de Babel, que ilustra o que está sendo dito aqui.

Segundo Weedwood, o uso da palavra linguística remonta aos meados do século 19. Nessa época, a palavra era utilizada para “enfatizar a diferença entre uma abordagem mais inovadora do estudo da língua, que estava se desenvolvendo na época, e a abordagem mais tradicional da filologia”.

Porém, a linguística como é conhecida hoje, teve início no começo do século 20. Trata-se da linguística entendida como uma ciência, a ciência da linguagem, ou o estudo científico da linguagem. Nesse sentido, pode-se falar da linguística como uma ciência recente, segundo Cabral, Martinet, Orlandi e Petter.