Header Ads

LightBlog

Suplentes do Conselho Tutelar de Jussiape tomam posse após renúncias

Foto: Will Assunção/JUP

Após duas renúncias, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jussiape (CMDCA) empossou os suplentes Bruno Santos Oliveira e Kellyane Barbosa Rodrigues, em cerimônias realizadas na Sala dos Conselhos da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os membros do Conselho Tutelar que abdicaram do cargo de conselheiro foram, respectivamente, Felipe Souza Carvalho e Elvis Souza Carvalho, após optarem por outras escolhas profissionais.

O município de Jussiape dispõe de um Conselho Tutelar, órgão integrante da administração pública municipal, composto por cinco membros escolhidos pela população para mandato de quatro anos, permitida recondução mediante novo processo de escolha, segundo informou Eulina Caires, secretária de Assistência Social de Jussiape e membro do CMDCA, à Jussi Up, e explica que o Conselho representa a própria comunidade e não é um órgão punitivo, mas protetivo.

Nesta segunda-feira (22), o CMDCA realizou o ato solene de posse de Bruno Oliveira como conselheiro tutelar, após a segunda colocada como suplente se abster da convocação.


A cerimônia foi realizada na Sala dos Conselhos da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Praça 9 de Julho, e contou com a presença do prefeito de Jussiape Eder Jakes (PP), da secretária de Assistência Social Eulina Caires, do secretário de Administração e Governo e membro do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Everton Novaes, da presidente do CMDCA de Jussiape Juliete Vieira e demais membros, da secretária executiva dos Conselhos CMDCA e CMAS Jozane Castro, do presidente do CMAS Elves Souza e de membros do Conselho Tutelar.

No dia 1º de outubro, a suplente Kellyane Rodrigues tomou posse na Sala dos Conselhos da Secretaria Municipal de Assistência Social, em um ato solene realizado pelo CMDCA, que reuniu o gestor municipal, a secretária Eulina Caires, a presidente do CMDCA de Jussiape Juliete Vieira e demais membros, a secretária executiva dos Conselho CMDCA e CMAS Jozane Castro, o presidente do CMAS Elves Souza e de membros do Conselho Tutelar de Jussiape.

Na ocasião, a secretária Eulina Caires agradeceu ao conselheiro pela atuação e ratificou a importância da defesa dos direitos da criança e do adolescente. “Agradeço ao conselheiro que está deixando o cargo, e afirmo, na qualidade de secretária de Assistência Social deste município, que continuaremos trabalhando de forma articulada em prol da defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, disse.

Em seguida, o prefeito Eder afirmou que o Conselho, como um órgão municipal, deve manter uma presença muito próxima da população e ressaltou que o conselheiro é muito mais do que um funcionário público, mas é agente que tem relação com a comunidade e contato direto com as crianças.

O mandato dos novos conselheiros empossados vai até 9 de janeiro de 2020.