Header Ads

LightBlog

Gestantes recebem kits para bebês em evento social com participação do prefeito de Jussiape

Foto: JUP

Na última quarta-feira (3), o prefeito de Jussiape, acompanhado da primeira-dama Hilda Rejane, entregou kits para bebês e certificados às gestantes, participantes do 2º Grupo de Gestantes CRAS-UBS, no Espaço Renascer, em Jussiape.

No último encontro, as gestantes receberam certificado de participação e contempladas com o Benefício Eventual de Assistência Social Natalidade (kit do bebê), que auxiliarão as mães de recém-nascidos nos seus primeiros meses de vida.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Prefeitura Municipal de Jussiape, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, em quatro encontros, o projeto Grupo de Gestantes, que viabiliza a intersetorialidade das políticas públicas, no intuito de promover o desenvolvimento e atendimento às gestantes durante todo o processo de gestação.

Um grupo com gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) realiza o pré-natal nas UBS e são encaminhadas para o CRAS, onde serão acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

O segundo Grupo de Gestantes referenciado pelo CRAS, por meio PAIF, é uma iniciativa do CRAS e da Coordenação do Atenção Básica, com apoio da Prefeitura de Jussiape e da Secretaria de Saúde e de Assistência Social.

“A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial”, destaca o projeto.

O grupo tem como propósito apoiar as famílias, promover o acesso a direitos, fortalecer vínculos e prevenir situação de vulnerabilidade social, ao propiciar acolhimento e iniciativas de proteção e participação no espaço de convivência social.

As famílias beneficiárias do PBF estão entre o público prioritário da política pública da Assistência Social. As gestantes devem fazer o pré-natal e ir às consultas na Unidade de Saúde, e as que são beneficiárias do PFB são elegíveis ao Benefício Variável à Gestante (BVG), cuja identificação é feita pela saúde.

ATIVIDADES
As atividades foram realizadas durante quatro encontros pela assistente social do CRAS, Maria de Fátima Rego Azevedo; enfermeira e coordenadora do Atenção Básica, Dulcemária Tanajura; enfermeiros das UBS, Deise Paula, Erica Oliveira, Ianne Luz e João Paulo Ramos; psicólogo do NASF, Adriel Oliveira; nutricionista do NASF, Jussan Mendes e médico e prefeito de Jussiape, Eder Jakes.

Palestras e diálogos, que abordaram temas como direitos da gestante, alimentação saudável na gestação, alterações fisiológicas durante a gestação, amamentação, vacinação e cuidados com o bebê na gestação, culminaram as edições do evento.