Header Ads

LightBlog

Fotografia revela drama da escassez de água em Jussiape

Rio das Contas recua em suas margens Foto: Will Assunção/JUP

Após volume armazenado no sistema da Barragem Duas Ilhas, no Rio das Contas, em Jussiape, voltar cair, o município decretou situação de emergência por causa da seca.

A Defesa Civil Nacional reconheceu outros 146 municípios da Bahia que enfrentam dificuldades devido escassez de água. O reconhecimento federal tem vigência por 180 dias, contados a partir da publicação das portarias no Diário Oficial da União.

O saldo negativo ultrapassa um metro na barragem, que abastece o consumo humano do município. No local, é possível se deparar com as pedras que antes eram cobertas pelas águas caudalosas do Contas.  

Em 2014, a Jussi Up cobriu o drama da seca em Jussiape. A primeira matéria traz a diminuição do volume morto do Contas, que registrou queda e saldo negativo. Já a segunda, exibe, por meio de fotografias, a aflição por conta da escassez da água.

No ano de 2016, a websérie Olhar Profundo, do Canal Fuzuê, produziu um episódio dedicado ao registro fotográfico da seca pela perspectiva de Will Assunção.