Header Ads

LightBlog

Com previsão de chuva para esta semana, termômetros registram 35ºC em Jussiape

Sistema da Barragem Duas Ilhas Foto: Will Assunção/JUP

Nas últimas semanas, os termômetros registraram altas temperaturas em diversos municípios da Chapada Diamantina (BA), causando alteração de hábitos na população. Em Jussiape, muitos relatam, por exemplo, a mudança no horário da caminhada, que costuma ser realizada a partir das 16h30.

Após volume armazenado no sistema da Barragem Duas Ilhas, no Rio das Contas, em Jussiape, voltar cair, Jussiape decretou situação de emergência por causa da seca. O saldo negativo ultrapassa um metro na barragem, que abastece o consumo humano do município. Às margens do rio, é possível se deparar com bombas, que retiram água para irrigar culturas agrícolas.

A Defesa Civil Nacional reconheceu outros 146 municípios da Bahia que enfrentam dificuldades devido escassez de água. O reconhecimento federal tem vigência por 180 dias, contados a partir da publicação das portarias no Diário Oficial da União.

Nas últimas semanas em Jussiape, a temperatura tem alcançado máxima de 35ºC, com tendência estável. A mínima prevista para neste domingo é de 15º C, enquanto a máxima é de 35º C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com nebulosidade prevista para os fins de tarde para os próximos dias, hoje faz sol na em Jussiape e maior parte da região da Chapada Diamantina, com ameaças de pancadas de chuva ainda pra esta semana.

Um fotógrafo da Jussi Up registrou imagens do sistema de abastecimento de água Duas Ilhas na última semana. No local, é possível se deparar com as pedras que antes eram cobertas pelas águas caudalosas do Rio das Contas. 

Nesta segunda-feira (15), uma frente fria passa pelo litoral sul da Bahia e áreas de instabilidade começam a se formar em vários locais do interior do Nordeste. Há previsão de pancadas de chuva com raios no interior da Bahia.

A previsão para esta semana, no entanto, é de dias nublados com garantia de chuva. De acordo com os meteorologistas do CLIMATEMPO, há previsão de chuva para esta segunda-feira, e deve seguir até a quarta-feira (17).

O calor deve permanecer na maior parte da semana. À noite, o forte calor deve ceder, e uma sensação mais amena deve permanecer até o nascer do sol, informa o Climatempo. A maior quantidade de pancadas e as mais volumosas devem ocorrer entre as regiões que cercam o oeste da Bahia.

O amanhecer deverá acontecer às 5h19, segundo o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet). Enquanto o entardecer é previsto para iniciar às 17h44, horário de Brasília.

A passagem de uma frente fria pelo sul da Bahia vai ajudar a causar grande mudança na circulação dos ventos sobre o Nordeste e permitir a formação de áreas de instabilidade sobre a região. Pelo menos esta semana, os dias ensolarados e secos darão lugar a muitas nuvens e pancadas de chuva, que podem ser fortes em alguns locais.

A mudança no tempo começou a ser sentida neste domingo em áreas, principalmente, do oeste da Bahia, que tive várias pancadas de chuva. Em Formosa do Rio Preto, na Bahia, choveu aproximadamente 42 mm também em 4 horas.