Header Ads

LightBlog

Segundo dia de rastreamento de câncer de mama em Jussiape segue com vasta programação voltada à saúde da mulher

Foto: Will Assunção/JUP

Teve início na última sexta-feira (31), o rastreamento de câncer de mama em Jussiape. De acordo com a Secretaria de Saúde, serão feitos 150 atendimentos diários até o dia 4 de agosto. Os agendamentos são realizados pelos agentes comunitários do município.

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Caraguataí é encarregada do atendimento às mulheres no segundo dia do rastreamento do câncer de mama na cidade. A unidade móvel, onde os exames são realizados, está localizado na Praça 9 de Julho, entre a Casa de Saúde Ana Medrado Luz e a Prefeitura Municipal de Jussiape.

Segundo a Secretaria de Saúde, o atendimento é feito em uma unidade móvel com acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, além de oferta, na segunda etapa, de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento.

O programa Rastreamento do Câncer de Mama ocorre em Jussiape em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Jussiape, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Para atendimento, é necessária apresentação de documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Pacientes com diagnóstico positivo serão encaminhadas para tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico em unidades de alta complexidade em oncologia.

O atendimento é feito das 7h às 12h e das 13h às 18h, nos dias 31 de agosto e 1º, 3 e 4 de setembro para mulheres com idade de 50 a 69 anos.

MAIS AÇÕES

Além do atendimento de rastreamento do câncer, outras ações são realizadas no local, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, orientações com nutricionista, dinâmicas com psicólogo e educadora física, todos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

Uma palestra sobre higiene bucal e a correlação com o câncer de mama foi ministrada pela odontóloga Roberta Marques, da Unidade Básica de Saúde de Caraguataí. Nos dias do atendimento, haverá distribuição de panfletos com informações sobre o câncer de mama e de preservativos femininos e masculinos.

PRIMEIRO DIA

Além do atendimento de rastreamento do câncer, outras ações foram realizadas no local, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, orientações com nutricionista, dinâmicas com psicólogo e educadora física, todos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

Uma palestra sobre o câncer de mama, ministrada pela enfermeira Ianne Luz, da Unidade Básica de Saúde, também é prevista na programação. Nos dias do atendimento, haverá distribuição de panfletos com informações sobre o câncer de mama e de preservativos femininos e masculinos.

Veja o cronograma do atendimento ao público

PRIMEIRO DIA – 31/8
Unidade Básica de Saúde Feliciano da Silva Assunção

SEGUNDO DIA – 1º/9
Unidade Básica de Saúde Caraguataí

TERCEIRO DIA – 3/9
Unidade Básica de Saúde São José

QUARTO DIA – 4/9
Unidade Básica de Saúde Espinho