Header Ads

LightBlog

Mulheres são atendidas no último dia de rastreamento de câncer de mama em Jussiape

Foto: Will Assunção/JUP

Com início na última sexta-feira (31), o rastreamento de câncer de mama em Jussiape chegou ao fim na tarde desta terça-feira (4). De acordo com a Secretaria de Saúde, o número de atendimentos foi previsto para alcançar 150 mulheres. Os agendamentos são realizados pelos agentes comunitários do município.

Unidade Básica de Saúde (UBS) Espinho foi encarregada do atendimento às mulheres no quarto e último dia do rastreamento do câncer de mama na cidade. A unidade móvel, onde os exames são realizados, está localizado na Praça 9 de Julho, entre a Casa de Saúde Ana Medrado Luz e a Prefeitura Municipal de Jussiape.

Segundo a Secretaria de Saúde, o atendimento é feito em uma unidade móvel com acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, além de oferta, na segunda etapa, de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento.

O programa Rastreamento do Câncer de Mama ocorre em Jussiape em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Jussiape, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Para atendimento, é necessária apresentação de documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Pacientes com diagnóstico positivo serão encaminhadas para tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico em unidades de alta complexidade em oncologia.

O atendimento foi feito das 7h às 12h e das 13h às 18h, nos dias 31 de agosto e 1º, 3 e 4 de setembro para mulheres com idade de 50 a 69 anos.

MAIS AÇÕES
Além do atendimento de rastreamento do câncer, outras ações são realizadas no local, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, orientações com nutricionista, dinâmicas com psicólogo e educadora física, todos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

Palestra sobre higiene bucal e a correlação com o câncer de mama e temas sobre o câncer de mama foram abordados pela odontóloga Lyllyan Carvalho e pela enfermeira Deise de Paula Dantas, além de orientações com o psicólogo Adriel Oliveira.

Nos dias do atendimento, haverá distribuição de panfletos com informações sobre o câncer de mama e de preservativos femininos e masculinos.

Veja o cronograma do atendimento ao público

PRIMEIRO DIA – 31/8
Unidade Básica de Saúde Feliciano da Silva Assunção

SEGUNDO DIA – 1º/9
Unidade Básica de Saúde Caraguataí

TERCEIRO DIA – 3/9
Unidade Básica de Saúde São José

QUARTO DIA – 4/9
Unidade Básica de Saúde Espinho