Header Ads

LightBlog

Jussiape realiza Semana Estadual pelo Direito de Ser na Primeira Infância

Foto: Will Assunção/JUP

A Semana Estadual pelo Direito de Ser na Primeira Infância foi promovida em todo o Estado entre os dias 17 e 21 de setembro. No entanto, Jussiape realizou o projeto da Semana Estadual pelo Direito de Ser na Primeira Infância, que apresenta como objetivo geral fortalecer o Programa Primeira Infância no SUAS, no Estado da Bahia, entre os dias 17 ao 20.

O projeto é dividido em três eixos: o primeiro trata da articulação intersetorial; o segundo é dedicado à proteção social básica: articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), além de outros serviços da Assistência Social e famílias. Já o terceiro se refere ao fortalecimento da comunidade.

O Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)/Programa Criança Feliz tem o intuito de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando a família e o contexto de vida.

O público alvo do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz é formado por gestantes e crianças de até seis anos e suas famílias, com prioridade para gestantes e crianças de até três anos e famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF); crianças de até seis anos e famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e suas famílias.

É objetivo do programa promover o desenvolvimento infantil integral; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança; cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade; fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças; estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas e facilitar o acesso das famílias atendidas pelas políticas e serviços públicos de que necessitam.

A proposta do Programa está intimamente relacionada ao estímulo, estabelecimento de vínculo, comunicação e brincadeiras, necessidades essenciais para o desenvolvimento na primeira infância.

TEMA
É tema do projeto Semana Estadual pelo Direito de Ser na Primeira Infância a “Participação e Protagonismo: o direito de ser das crianças”.

PROGRAMAÇÃO
Data: 17/9/2018
Ação: Panfletagem nos espaços públicos (escolas e unidades de saúde) e estabelecimentos comerciais com a divulgação de material informático sobre a garantia de direitos na Primeira Infância, o “Direito de Ser Criança” e a importância do brincar.
Horário: Das 8 às 17h.

Data: 18/9/2018
Ação: Participação do 2º Encontro de Gestantes, ofertado pelo CRAS e a UBS.
Palestra: Alterações fisiológicas durante a gestação
Palestrante: Ianne Luz Carvalho – enfermeira
Horário: 9h
Local: Espaço Renascer
Convidados: Gestantes beneficiárias do PBF e PIS.

Data: 19/9/2018
Ação: Roda de conversa e palestra
Palestra: A Importância do Brincar no Desenvolvimento Infantil
Palestrante: Jucélia Caires Santos Silva – psicóloga
Horário: 9h
Local: Espaço Renascer
Convidados: Pais e/ou responsáveis de crianças acompanhadas pelo Programa Primeira Infância no SUAS/Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)/Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Data: 20/9/2018
Ação: Encontro Intersetorial com o tema “Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, Desenvolvimento da Criança e Garantia de Direitos na Primeira Infância”.
Horário: 9h
Local: Sala de Reuniões da Secretaria de Assistência Social
Convidados: Comitê Gestor, conselheiros tutelares, CMDCA, CMAS, agentes comunitários de saúde, diretores, secretários.