Header Ads

LightBlog

Funcionárias da Casa de Saúde Ana Medrado Luz recebem qualificação em boas práticas da manipulação de alimentos

Foto: Divulgação

A 1ª Qualificação Profissional em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos foi realizada entre os dias 24 e 26 de setembro, na Casa de Saúde Ana Medrado Luz, em Jussiape, e atendeu profissionais que atuam na manipulação de alimentos no hospital do município em uma capacitação profissional.

O evento atendeu pelo menos oito funcionárias da cozinha da Casa de Saúde Ana Medrado Luz, que manipulam alimentos em suas atividades, e abordou diversos temas, como contaminantes alimentares, perigos químicos, físicos e biológicos e doenças transmitidas por alimentos; formas de armazenamento e conservação; higiene dos funcionários, equipamentos e utensílios; boas práticas desde os processos da distribuição dos alimentos até o consumidor final.

A 1ª Qualificação Profissional em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos objetivou capacitar os profissionais que manipulam alimentos no ambiente hospitalar. A manipulação alimentar atinge diversas áreas e é cada vez mais exigente.

A manipulação de alimentos correta se constitui em pré-requisito para uma boa administração de um hospital, pois lida com o preparo de comidas, principalmente, dos pacientes atendidos pela Casa de Saúde Ana Medrado Luz.

Anderson Carvalho, o enfermeiro plantonista proferiu a aula sobre ética profissional, já a enfermeira especialista em Saúde Pública, Ivone Marques, articulou os outros temas, como boas práticas na manipulação de alimentos, avaliação de risco perigo e contaminantes e mapeamento de risco.

A capacitação proporcionou a abertura de novas perspectivas aos profissionais do hospital, desenvolvendo técnicas sobre o correto manejo e cuidado com a segurança alimentar, além de tratar de questões envolvendo ética e segurança com a manipulação segura e limpa.

“Um curso muito gratificante, todas nós aprendemos segurança no trabalho e o que devemos usar no momento do preparo do alimento, como máscara, touca e luvas”, expressou o grupo que recebeu a capacitação.

O grupo de funcionárias também ressaltou conteúdos abordados durante a capacitação, como “a ética para contribuir com a gente, que trabalha no hospital, pois agora, nós estamos aprimorando para melhorar o serviço no hospital”, concluiu.

Ao fim da capacitação, houve um acolhimento e entrega dos certificados aos participantes. A administradora do hospital Ivone Marques ressalta a aprovação do evento pelos participantes e o apoio dado pelo prefeito de Jussiape Eder Jakes.