Header Ads

LightBlog

CRAS e UBS de Jussiape oferecem acompanhamento a gestantes

Foto: Will Assunção/JUP

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Prefeitura Municipal de Jussiape, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizam, em quatro encontros, o projeto Grupo de Gestantes, que viabiliza a intersetorialidade das políticas públicas, no intuito de promover o desenvolvimento e atendimento às gestantes durante todo o processo de gestação.

Um grupo com gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) realiza o pré-natal nas UBS e elas serão encaminhadas para o CRAS, onde serão acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

O primeiro encontro foi realizado na terça-feira (11), no Espaço Renascer, na Avenida São José, onde foram apresentados os objetivos do Segundo Grupo de Gestantes pela coordenadora do Atenção Básica Dulcemária Assunção.

Duas palestras abordaram temas importantes como os direitos das gestantes e a alimentação saudável na gestação. A primeira foi ministrada pela assistente social Maria de Fátima Azevedo, já a segunda pelo psicólogo Adriel Oliveira e pelo nutricionista Jussan Mendes.

O segundo Grupo de Gestantes referenciado pelo CRAS, por meio PAIF, é uma iniciativa do CRAS e da Coordenação do Atenção Básica, com apoio da Prefeitura de Jussiape e da Secretaria de Saúde e de Assistência Social.
 
“A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial”, destaca o projeto.

No último encontro previsto para esse grupo, as gestantes receberão um certificado de participação serão contempladas com o Benefício Eventual de Assistência Social Natalidade (kit do bebê), que devem auxiliar as mães de recém-nascidos durante os seus primeiros meses de vida.

O grupo tem como propósito apoiar as famílias, promover o acesso a direitos, fortalecer vínculos e prevenir situação de vulnerabilidade social, ao propiciar acolhimento e iniciativas de proteção e participação no espaço de convivência social.

As famílias beneficiárias do PBF estão entre o público prioritário da política pública da Assistência Social. As gestantes devem fazer o pré-natal e ir às consultas na Unidade de Saúde, e as que são beneficiárias do PFB são elegíveis ao Benefício Variável à Gestante (BVG), cuja identificação é feita pela saúde.

ATIVIDADES
As atividades previstas serão realizadas durante quatro encontros pela assistente social do CRAS, Maria de Fátima Rego Azevedo; enfermeira e coordenadora do Atenção Básica, Dulcemária Tanajura; enfermeiros das UBS, Deise Paula, Erica Oliveira, Ianne Luz e João Paulo Ramos; psicólogo do NASF, Adriel Oliveira; nutricionista do NASF, Jussan Mendes e médico e prefeito de Jussiape, Eder Jakes.

São previstos palestras e diálogos que abordarão temas como direitos da gestante, alimentação saudável na gestação, alterações fisiológicas durante a gestação, amamentação, vacinação e cuidados com o bebê na gestação.

CRONOGRAMA
Serão realizados quatro encontros:

Primeiro encontro
Realizado no último dia 11/9.

Segundo encontro
Data: 18/9/2018
Horário: 9h
Local: Espaço Renascer, na Avenida São José
Palestra: Alterações fisiológicas durante a gestação
Palestrante: Ianne Luz

Terceiro encontro
Data: 25/9/2018
Horário: 9h
Local: Espaço Renascer, na Avenida São José
Palestra: Amamentação e Vacinação
Palestrantes: Deise Paula e João Paulo

Quarto encontro
Encerramento com a entrega do kit do bebê
Data: 1º/10/2018
Horário: 14h
Local: Espaço Renascer, na Avenida São José
Palestra: Os cuidados com o bebê
Responsável: Érica Oliveira
Palestra: Os cuidados na gestação
Responsável: Eder Jakes