Header Ads

LightBlog

Enquete: Qual o significado da palavra Jussiape?


A RESPOSTA CORRETA É A 1ª OPÇÃO!
O nosso município só passou a ser chamado de Jussiape oficialmente em 1890, segundo narrativas históricas. No ano de 1880, no entanto, a povoação era ainda denominada de Fazenda do Gado, pois, segundo o engenheiro Theodoro Sampaio, que teria chegado ao arraial, que ficava localizado às margens do Rio das Contas, no dia 11 de janeiro deste mesmo ano, como consta em seus registros publicados em 1905.

Apesar de ser amplamente divulgado, inclusive pelas instituições de ensino do município, que a palavra Jussiape significa “lugar onde todo pássaro bebe água”, a verdade é que, de acordo com Iacina, livro de Lindolpho Rocha publicado em 1907, o vocábulo Jussiape teria sofrido mudanças ao de sua origem. Ou seja, passou por um processo de transfiguração, ou mesmo adaptações. Pois, na concepção atual do vocábulo, é ignorado o que realmente significa, defende o autor.

Uma hipótese vaga, mas que mais se aproxima do verdadeiro significado vem do tupi, com versão original iuçuape, que tem o significado de “rio de toda caça”.

No entanto, é importante dizer que, o que existe é uma interpretação do autor, à época, baseada no que se supõe pela própria historicidade e o que se entende da língua, tendo como base o tupi. Trocando em miúdos, o que nós temos hoje é uma tradução feita pelo próprio autor, conferindo desse modo um possível significado de Jussiape que pode ser “rio de toda caça” ou “onde bebe toda a caça”.