Header Ads

LightBlog

É verdade que a introdução do Hino Nacional tem letra?


A parte instrumental introdutória do Hino possui uma letra, você sabia disso? Veja os versos pouco conhecidos dos próprios brasileiros:

Espera o Brasil
Que todos cumprai
Com o vosso dever.
Eia avante, brasileiros,
Sempre avante!

Gravai com buril
Nos pátrios anais
Do vosso poder.
Eia avante, brasileiros,
Sempre avante!

Servi o Brasil
Sem esmorecer,
Com ânimo audaz
Cumpri o dever,
Na guerra e na paz

À sombra da lei,
À brisa gentil
O lábaro erguei
Do belo Brasil
Eia sus, oh sus!"

A pergunta que fica é: por que a letra, então, não é cantada antes do verso Ouviram do Ipiranga, as margens plácidas? É provável que essa parte foi excluída da versão oficial do Hino Nacional Brasileiro, cuja letra foi composta pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada, em 1909. No entanto, não há consenso sobre quem escreveu esta parte introdutória, mas consta que teria sido o paulista Américo de Moura, presidente da província do Rio de Janeiro entre 1879 e 1880.

No dia 17 de novembro de 2009, o cantor Eliezer Setton lançou um CD intitulado “Hinos à Paisana”. Uma das faixas do CD é exatamente o Hino Nacional Brasileiro, com a introdução cantada.

No o Hino, consta a expressão Eia sus, oh sus! Trata-se de uma interjeição latina que significa de baixo para cima e exorta à coragem, aos brios, e pode ser traduzida como sinônimo da expressão em frente, avante.