Header Ads

LightBlog

‘Sói acontece comigo!’

Antes de mais uma palavra, é necessário ter a consciência de que sói é uma flexão verbal, certo? Mas de qual verbo mesmo? Assim como dói, mói também é uma flexão, nesses casos dos verbos doer e moer, respectivamente. Então, sói é flexão do verbo soer. No dicionário Houaiss é possível encontrar esse verbo pouco conhecido. Soer vem do latim e tem formas correspondentes em outras línguas: soler, em espanhol e solere, em italiano, apenas para citar como exemplos, e significa acontecer com frequência; ser hábito ou costume; costumar; ser comum; ser frequente etc.

A palavra sólito, portanto, vem do particípio passado do verbo latino solére que dá origem ao nosso soer. Logo, constatamos que insólito é antônimo desse verbo. A esta altura, o leitor talvez queira saber como se conjuga o verbo soer. Só a título de conhecimento, saiba que não se registra seu emprego na primeira pessoa do singular do presente do indicativo e, consequentemente, no presente do subjuntivo.

De acordo com alguns estudiosos, trata-se de um verbo arcaico, pois deixou de ter uso frequente, e é defetivo, porque se conjuga apenas nas terceiras pessoas do presente e do pretérito imperfeito do indicativo, respectivamente, sói/soem e soía/soíam.