Header Ads

LightBlog

Socorristas do SAMU fazem treinamento de resgate na água; veja imagens

Foto: Will Assunção/JUP

Nesta sexta-feira (25), socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) participaram de um treinamento de resgate na água, às margens do Rio das Contas, em Jussiape. O treinamento foi realizado ao longo dessa semana, com simulações de situações de alto risco com foco no atendimento a vítimas de diversos tipos de acidentes, que, inclusive, podem envolver também outras vítimas.

Veja também

Os participantes receberam treinamento de resgate a vítimas de afogamentos e de outros acidentes envolvendo resgate na água; veja imagens na galeria abaixo.

O curso de instrução aos socorristas é aplicado pelo bombeiro Jorge Antônio da Conceição, sargento aposentado da Polícia Militar, e abordou, ao longo do treinamento, temas que envolveram atendimento hospitalar, resgate aquático e resgate vertical. Houve ainda exercícios com os socorristas em um cenário bem próximo ao da realidade, a exemplo de um acidente na água, como o que foi feito.

O treinamento com os socorristas, promovido pela Prefeitura Municipal de Jussiape, trouxe cenários de risco, além de ter tratado dos cuidados que os socorristas deverão ter com produtos inflamáveis e com o fogo durante combate ao incêndio.

A preparação tem por objetivo promover a capacitação desses profissionais que deverão estar preparados para urgências e emergências, envolvendo situações constantes de extremo estresse. O curso foi aberto para quem tem interesse em aperfeiçoar as técnicas de resgate e atendimento a vítimas, como estudantes de diversos cursos da área da saúde e profissionais já formados.

A coordenadora do SAMU em Jussiape, Jussamara Novais, disse que o treinamento com os socorristas é bastante proveitoso, pois pela primeira vez houve uma capacitação para esses profissionais, dando a eles oportunidade de capacitação.