Header Ads

LightBlog

O que significa ‘veaca’?


O termo veaca despertou curiosidade nos leitores da Jussi Up após o vereador José Roberto (MDB) chamar a vereadora Joacira Marques (PRP), em plenária, na sessão da sexta-feira (4), por esse adjetivo. No entanto, para sabermos do que se trata, temos que entender o contexto em que a palavra foi utilizada.

Embora veaca possa conter diferentes significados, que podem facilmente ser explicados pela semântica, a depender da forma em que foi empregado é possível que o vereador tenha tido a intenção de fazer referência a alguém que se utiliza de esperteza, pessoa ligeira, que pode ludibriar o próximo, ao qualificar a vereadora. Ou seja, pode sofrer variações de acordo com a situação em que foi usada.

A palavra pode ainda conter variações na própria escrita. É possível encontrar o adjetivo sofrendo alterações morfológicas pelo território brasileiro. No Nordeste e em algumas regiões do Sul, veaca também pode ser veiaca ou ainda velhaca, variando por causa do regionalismo que existe no nosso país devido a sua grande extensão territorial.

Os significados também podem variar: de pessoa que deve dinheiro a alguém, mau pagador a trapaceiro que utiliza de astúcia ou manha para enganar.

Apesar do termo tão popular ser empregado em uma situação de agravo entre duas autoridades, eu gostei de ter relembrado minhas aulas de linguística na universidade.