Header Ads

LightBlog

Manual da Redação da Jussi Up orienta que erros sejam corrigidos com rapidez e transparência


Entre as orientações do Manual da Redação da Jussi Up, criado a partir dos manuais de grandes jornais brasileiros, a exemplo do manual do Jornal Folha de São Paulo e o do O Estado de São Paulo, está a de corrigir erros com rapidez, transparência e sem hesitação.

As correções são publicadas na mesma página do site da agência em que o erro foi identificado. No entanto, a data e hora em que os erros foram corrigidos constarão, indicando a atualização do conteúdo jornalístico. Se o erro for considerado grave, a Jussi Up adotará o procedimento de publicar na seção Da Redação.

A Jussi Up acredita que ao criar um espaço com a finalidade de permitir a correção sistemática, o jornalismo, como serviço público, sai ganhando.

Nós da imprensa sempre iremos cometer erros, não porque queremos, mas porque o erro é algo insuperável na prática do jornalismo diário. “Com a checagem, apuração e dedicação às práticas essenciais inerentes ao jornalismo sério é possível diminuir o número de erros, mas evitar, nunca”, pontua Will Assunção, editor da Jussi Up.

A Jussi Up se compromete em retificar os equívocos da Redação com prontidão e transparência, prática que reflete os princípios editoriais da agência e gera confiança nos leitores.

O vício do imediatismo, que é cada vez mais presente no nosso tempo e se apresenta como fator típico do jornalismo diário, pode induzir os profissionais a cometer deslizes. No entanto, a Redação da Jussi Up sempre combaterá o que internamente chamamos de “mal do século” no mundo do jornalismo.