Header Ads

LightBlog

Figuras de palavras


As figuras de palavras (ou tropos) são recursos utilizados para produzir maior expressividade à comunicação. Faz parte das figuras de linguagem, que além das figuras de palavras, consideram também as figuras de pensamento, as figuras de sintaxe ou de construção e as figuras de som.

Metáfora
A metáfora é uma figura de linguagem que trabalha por meio da comparação implícita entre termos, de modo que transforma o sentido denotativo (sentido próprio ou literal) das palavras em conotativo (sentido figurado).

Exemplo: Minha vida é um mar de rosas.
(A expressão “mar de rosas” é utilizada para substituir o termo denotativo “muito boa” com o objetivo de expressar maior emoção.

Metonímia
A metonímia é a figura de linguagem que substitui um termo pelo outro, e da mesma maneira que a metáfora estabelece uma relação de aproximação e contiguidade entre os termos, e podem ocorrer de diversas maneiras (parte pelo todo, causa pelo efeito, autor pela obra, inventor pelo invento, marca pelo produto, matéria pelo objeto, concreto pelo abstrato, singular pelo plural, gênero pela espécie, continente pelo conteúdo).

Exemplo: Essa semana li Machado.
(Autor pela obra, afinal a pessoa leu as obras de Machado de Assis).

Comparação
Há comparação de ideias, contudo, diferente da metáfora, em que ocorre uma comparação implícita. Nesta, o termo comparativo (como, tal qual, tal como, assim etc.) aparece no enunciado, constituindo uma comparação explícita.

Exemplo: Esperto como uma raposa.
(A raposa é conhecida pela sua característica de animal traiçoeiro).

Catacrese
A catacrese é um tipo de metáfora (metáfora desgastada). Em virtude de os termos serem utilizados com frequência, deixamos de perceber que eles têm sentido figurado.

Exemplo: A asa da xícara está quebrada.
(Semelhança da forma do pedaço da xícara com uma asa).

Sinestesia
A sinestesia é a associação de sensações por órgãos de sentidos diferentes.

Exemplo: Amargo som da sua voz.
(Note que o termo “amargo” está associado ao paladar, enquanto o “som” à audição).

Antonomásia ou Perífrase
A antonomásia ou perífrase é a substituição de uma ou mais palavras por outra que a identifique.

Exemplo: A cidade da garoa é o centro financeiro do país.
(Nesse caso, substitui o nome da cidade “São Paulo” por uma característica marcante: a garoa, ou a chuva fina).