Header Ads

LightBlog

O que é e como construir um tópico frasal?


Explicando de modo bem simples, tópico frasal é a oração que introduz a ideia central a ser desenvolvida em um parágrafo. Ou seja, é a ideia central ou nuclear do parágrafo, que serve de resumo do ponto a ser explorado no parágrafo a seguir. Cada parágrafo tem um tópico frasal próprio, o que equivale a dizer que não é aconselhável escrever parágrafos com mais de uma ideia nuclear. O que significa dizer que cada ideia determina a criação de um parágrafo próprio.

Normalmente, o tópico frasal é expresso em uma única frase, podendo, eventualmente, ser constituído de até duas frases curtas.

O tópico frasal pode ser explicitado logo no início do parágrafo, garantindo maior clareza e coerência ao texto e facilitando a leitura. Nesse caso, ele se dá através de uma declaração inicial – uma afirmação ou negação que será seguida de explicação, fundamentação, exemplos, evidências etc.

Há também o tópico frasal é a partir de uma divisão, ou seja, quando o autor expõe que dado assunto se divide em mais partes. Dependendo da quantidade de conteúdo dessas partes, elas podem ser incorporadas no mesmo parágrafo ou receber um parágrafo individualizado por parte da divisão.

Também é possível enunciar o tópico frasal do parágrafo com uma alusão histórica ou menção a evento recente. Muito aconselhado em redações do Enem e de vestibulares.

É importante saber que o tópico frasal não pode ser meramente apresentado, pois é preciso ser apropriadamente explorado, comentado, explicado, demonstrado pelo autor. Em outras palavras, não se pode partir para outra ideia central sem se desenvolver primeiramente a ideia anterior.

Os diferentes tipos de tópico frasal
Débora Silva, graduada em Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas, explica que existem diversas possibilidades para iniciar um texto dissertativo, por isso, há várias formas de organização de tópico frasal. Os modos de iniciar um parágrafo dependem de vários fatores, tais como a ordem das ideias, a ênfase que o autor quer dar, a sua intenção, os questionamentos que pretende suscitar etc.

Acompanhe alguns exemplos de tipos de tópico de frasal a seguir:

Declaração inicial
O autor do texto faz uma declaração forte, capaz de surpreender o leitor, afirmando ou negando algo de início e, em seguida, justifica e comprova a afirmação com os seus argumentos, sejam estes comparações, exemplos, testemunhos de autores, dentre outros.

É um grave erro dos políticos criminalizar a maconha. Pois, o Brasil é um país onde o tráfico é coadjuvante da violência urbana. Com a legalização da droga, o Estado poderá transformar os impostos arrecadados em recursos destinados à educação, elevando as condições para o desenvolvimento da nação.

Definição
Uma forma simples e muito usada, a definição possui característica didática.

O mito, entre os povos primitivos, é uma forma de se situar no mundo, isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. É um modo ingênuo, fantasioso, anterior a toda reflexão e não-crítico de estabelecer algumas verdades que não só explicam parte dos fenômenos naturais ou mesmo a construção cultural, mas que dão, também, as formas da ação humana.

Contraste
Apresentação de elementos que formam uma oposição.

De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo. De outro, gastos excessivos com computadores, antenas parabólicas, aparelhos de videocassete. É este o paradoxo que vive hoje a educação no Brasil.

Interrogação
A pergunta serve para despertar a atenção do leitor para o tema, sendo respondida ao longo da argumentação.

Será que é com novos impostos que a saúde melhorará no Brasil? Os contribuintes já estão cansados de tirar dinheiro do bolso para tapar um buraco que parece não ter fim (…).